Faltam poucos dias para o início oficial do Carnaval da Bahia e o Pelourinho já está no aquecimento para a festa. Desta quinta (20) até terça-feira (25), os largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água, Tereza Batista, além da Praça das Artes e do Terreiro de Jesus, vão receber mais de 50 artistas da música para preparar baianos e turistas para os próximos dias de festa.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO PELOURINHO
SEMANA 20/02/2025 A 25/02/2025
20/02 – QUINTA-FEIRA
Apresentação: Lançamento do clipe do multiartista Viny Brasil
Horário: 19h30 às 23h
Sobre: O multiartista Viny Brasil lança o clipe musical “Jorge Protetor”. Criado em stop-motion 2D, que combina música e imagens em terceira dimensão, o clipe destaca a cultura e religião afro-brasileira, com movimento, ludicidade e inovação, tanto para adultos como para crianças. O novo clipe incorpora ritmos, narrativas e referências que exaltam as raízes afro-brasileiras, fazendo uma homenagem à resistência, à espiritualidade e à criatividade do povo negro, celebrando ícones e influências que moldaram a identidade cultural do Brasil.
Gratuito
Apresentação: Ronei Jorge 30 anos (Abertura: Vivendo do Ócio)
Horário: 19h às 23h
Sobre: O cantor baiano Ronei Jorge apresenta, pelo projeto “Pelo Novos Sons”, o show que celebra seus 30 anos de carreira, onde relembra parte de minha trajetória musical, desde a banda Saci Tric, passando pela Ladrões de Bicicleta e chegando na carreira solo. A abertura fica por conta da premiada banda Vivendo do Ócio que, para esta apresentação, vai contar com a participação de Pedro Leonelli, da Bagum, nas guitarras, e Ricardo Correia nas percussões.
Gratuito
Apresentação: Quintas Dancehall com MiniStereo Público e Convidados
Horário: 20h às 23h
Sobre: O MiniStereo Público Sistema de Som, formado por DJ Raiz, DJ Pureza e Regivan Santa Bárbara recebem convidados para celebrar o Dancehall, ritmo que surgiu no final dos anos 70. Criado em Salvador em 2005, por um grupo de amigos djs amantes do reggae, o projeto tem como objetivo alimentar o movimento no cenário musical independente da cidade.
Gratuito
Apresentação: Patrulha do Samba, Lu Costa e convidados
Horário: 19h às 00h
Sobre: O grupo de pagode que foi sensação no final dos anos 1990 apresenta sucessos consagrados, canções inéditas e as coreografias marcantes que são a marca registrada da banda. O show conta com a participação do cantor Lu Costa, ex-vocalista da banda pagode Nossa Juventude.
Gratuito
21/02 – SEXTA-FEIRA
Apresentação: Workshop Badauê Batucada (Paris)
Horário: 13h às 17h
Sobre: Cerca de 40 percussionistas se reúnem para um workshop introdutório para baianos e turistas que desejem ter o primeiro contato com instrumentos como atabaque, conga, agogô, surdo, pandeiro, xequerê, repique, afoxé, dentre outros. As aulas contam com a participação de integrantes do bloco afro Os Negões, tradicional entidade carnavalesca marcada pela atuação na elaboração de políticas sociais e raciais de Salvador.
Gratuito
Apresentação: Didá Banda & Convidados
Horário: 19h às 23h
Sobre: A banda Didá, primeiro grupo afro-percussivo feminino do Brasil, se reúne em mais um ensaio para o Carnaval deste ano. A banda, fundada em dezembro de 1993 pelo criador do samba-reggae, o mestre de bateria com atuação no Olodum e no Ilê Aiyê Neguinho do Samba (1945-2009), recebeu, ao longo deste verão, convidados como as cantoras Daniela Mercury e Alyssa Anjos.
Gratuito
Apresentação: Muzenza
Horário: 19h às 23h
Sobre: A banca Muzenza leva ao Pelourinho mais uma edição do Baile Afro, ensaio oficial do Carnaval 2025 do Bloco Muzenza. No repertório, músicas com a batida inconfundível da banda Muzenza pelas vozes da ala de canto do bloco. A apresentação também vai servir como ensaio das coreografias do rei e da rainha Muzembela.
Gratuito
Apresentação: Amanda Santiago e Convidados
Horário: 19h às 23h
Sobre: A cantora Amanda Santiago, a eterna Timbalady, leva ao Pelourinho o show “De Portas Abertas”. na apresentação, ela reúne uma prévia do repertório que ela apresentará durante o Carnaval deste ano, com músicas autorais e releituras de grandes sucessos da axé music.
Gratuito
Apresentação: Batekoo
Horário: 18h às 00h
Sobre: Neste verão, uma das festas mais aclamadas do país, a Batekoo, escolheu o Pelourinho como ponto fixo para receber nomes da música afrodiaspórica. Nesta apresentação, a festa recebe a convidada inglesa Jamz Supernova, além de DJ Pureza, Lunna Montty, Errari e Paulilo.
Entrada gratuita até 20h
22/02 – SÁBADO
Apresentação: Banda Katulê e DJ Raffa Maciel
Horário: 19h às 23h
Sobre: A banda de samba Katulê se apresenta, por meio do projeto Sampelô, neste sábado, no Pelourinho. A apresentação conta com um repertório especial para o Carnaval 2025 na voz da vocalista Amanda Contreiras. O DJ Raffa Maciel também será uma das atrações da noite.
Gratuito
Apresentação: AfroJhow Convida Savannah Lima
Horário: 19h às 23h
Sobre: O rapper AfroJhow que mistura em seu repertório samba-reggae, afro beats e mensagens de autovalorização da cultura negra recebe no palco do Pelourinho a cantora e compositora soteropolitana Savannah Lima. A cantora, que integra os vocais da Banda Didá e já dividiu o palco com artistas consagrados como Margareth Menezes, Cadinhos Brown, llê Aiyê, Daniela Mercury, entre outros. A apresentação integra o projeto “Pelo Novos Sons”.
Gratuito
Apresentação: Chocolate Batidão em Show das Drags
Horário: 19h às 23h
Sobre: A cantora drag queen Chocolate Batidão promove o “Show das Drags”, que vai explorar os múltiplos talentos de artistas da cena queer baiana. A anfitriã, que é a atração principal da noite, levará para ao palco, dentre outras interpretações, clássicos da cantora paraense Joelma.
Gratuito
Apresentação: Axé 40 anos – Tio Elétrico e Mamacita
Horário: 19h às 00h
Sobre: As bandas Trio Elétrico e Mamacita se reúnem no Pelourinho para comemorar os 40 anos da axé music. No repertório, clássicos da música baiana e sucessos que se tornaram clássicos nas vozes de Luiz Caldas, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Durval Lélys, dentre outros artistas baianos.
Gratuito
23/02 – DOMINGO
Apresentação: Show da Acema
Horário: 15h às 19h
Sobre: A Associação do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema), que reúne 83 grupos carnavalescos entre afoxé, afro, reggae, índio e samba reúne, no Pelourinho, membros para um ensaio de preparação para o Carnaval 2025.
Gratuito
Apresentação: Jeanne Lima
Horário: 11h às 14h
Sobre: O clima é de Carnaval, mas os amantes do forró tem espaço garantido no projeto “Forró no Pelô”, que recebe a cantora Jeanne Lima. No repertório, além do arrasta-pé, a cantora inova com uma mistura de clássicos do forró e influências do axé music.
Gratuito
Apresentação: Pagode 7por7 / Iago & Gilberto
Horário: 15h às 19h
Sobre: O Pelourinho recebe mais uma edição do evento Sampiseiro, que reúne a banda Pagode 7por7, que promete levar o melhor do samba, e a dupla Iago & Gilberto, que traz um repertório voltado para o sertanejo e piseiro.
Gratuito
Apresentação: Samba da Vizinha
Horário: 20h às 22h
Sobre: A banda Samba da Vizinha entra em clima de pré-carnaval e promove um ensaio com clássicos do samba de roda baiano.
Gratuito
Apresentação: Gerônimo
Horário: 15h às 21h
Sobre: O cantor Gerônimo Santana, junto com a banda Montserrat, promove mais uma edição do projeto “Matinês de Verão”, desta vez, em ritmo de pré-Carnaval. Nesta apresentação, o cantor recebe a banda Caçamba Azul e o cantor Zé Honório. A abertura fica por conta do DJ Chiquinho.
Gratuito
24/02 – SEGUNDA-FEIRA
Apresentação: Cortejo Afro
Horário: 19h às 23h
Sobre: Os ensaios do Cortejo Afro já se tornaram um marco da programação cultural do verão de Salvador. Com uma mistura de batida percussiva, ritmos africanos, eletrônicos e MPB, o Cortejo se consolida como um importante movimento cultural da cidade. Nesta edição pré-Carnaval, a banda promove uma festa à fantasia.
Ingressos: R$ 140
25/02 – TERÇA-FEIRA
Apresentação: Especial Axé 40 – Microtrio
Horário: 19h às 20h30
Sobre: O ex-vocalista da banda Timbalada, Xexéu, e a banda cria do bairro do Candeal, Bitgaboott, se encontram no Pelourinho para uma homenagem aos 40 anos da axé music. No repertório, estão previstos sucessos da Timbalada e da música baiana percussiva.
Gratuito.
Foto: Divulgações