A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) finalizou a capacitação de 50 policiais militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) e do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) na utilização dos rádios LTE (Long Term Evolution).
Instruções sobre o uso correto dos terminais de comunicação móvel nos Portais de Abordagem, rondas ostensivas e preventivas ao longo de todo o carnaval de Salvador de 2025 foram encerradas na terça-feira (18).
O treinamento visa aprimorar o conhecimento sobre os equipamentos, já utilizados na rotina policial, que permitem a troca de mensagens, recebimento de chamadas e alertas, em tempo real, dos Sistemas de Reconhecimento Facial e Reconhecimento de Placas Veiculares. A funcionalidade opera através do 4G conectada uma Estação de Rádio Base (ERB) Móvel da Stelecom, que atenderá os circuitos.
Através do LTE, os servidores conseguem uma comunicação dinâmica com as patrulhas empregadas no festejo, facilitando o emprego de policiais e bombeiros nas principais ocorrências e a rápida captura de foragidos da Justiça.
O major Ubiraci Muniz Barreto, diretor de engenharia da Stelecom, contou que, até o Carnaval, o treinamento será expandido para mais de 1.000 integrantes das Forças da Segurança.
Foto: Vitor Barreto/ Ascom SSP