A Polícia Militar da Bahia preparou um esquema especial com um total de 296 policiais militares distribuídos em 46 patrulhas e em atuação no entorno da tradicional Lavagem de Itapuã, que este ano está completando 120 anos de existência. A Operação Lavagem de Itapuã 2025 terá início na noite desta quarta-feira (19), com a saída do Bando Anunciador e termina na noite de quinta-feira (20).
A festa popular, que está entre as principais do calendário baiano, contará com o policiamento ostensivo preventivo de diversas unidades como Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos (BRFRV)/ Apolo, Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (BPFRC)/ Gêmeos, os Esquadrões Águia e de Polícia Montada, atuando no perímetro e adjacências da festa, além de uma Plataforma de Observação Elevada da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A programação começa a partir da meia-noite de hoje (19) com a saída do Bando Anunciador, na praça do Geraldão. Às 5h de quinta-feira (20) acontece a alvorada e, em seguida, será realizada a missa na Igreja da Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. O cortejo de baianas sai do Coqueiral de Itapuã em direção à Igreja, onde ocorre o ritual de lavagem das escadarias, seguida do desfile dos blocos e fanfarras.
O policiamento estará empregado na varredura do circuito – na prévia do evento -, durante a festa e após, no acompanhamento da desmontagem das estruturas instaladas. Estarão presentes também a Ouvidoria da PM e uma base móvel do Batalhão de Proteção a Mulher realizando ações de orientação e pesquisa de satisfação.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS