O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou ontem, domingo (16) que rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para obter acesso aos minerais conhecidos como “terras raras” na Ucrânia. Segundo ele, a recusa ocorreu porque as garantias de segurança solicitadas por Kiev não foram atendidas.
O presidente americano, Donald Trump, busca acesso às “terras raras” ucranianas em troca da continuidade do apoio financeiro e militar de Washington contra a invasão russa. A intenção de Trump é diminuir a dependência dos EUA em relação aos minerais chineses. Esses recursos são essenciais para a produção de tecnologia, armamentos e equipamentos espaciais.
Apesar de anteriormente ter sinalizado abertura para permitir o acesso de países aliados a esses minerais estratégicos, Zelensky afirmou no sábado (15), durante a Conferência de Segurança de Munique, que o acordo não seria benéfico para a Ucrânia neste momento. A proposta foi discutida com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, em um encontro realizado à margem da conferência na última sexta-feira (14).
“Eu não deixei os ministros assinarem um acordo relevante porque, na minha visão, ele não está pronto para nos proteger, para proteger nosso interesse”, disse Zelensky à Associated Press. Durante a conferência, ele também defendeu a criação de um “Exército da Europa”.
Foto: Reprodução/X @ZelenskyyUa