sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

MILEI CRIA CRIPTOMOEDA, É ACUSADO DE CORRUPÇÃO E OPOSIÇÃO QUER IMPEACHMENT

Redação - 17/02/2025 08:00 - Atualizado 17/02/2025

O governo da Argentina anunciou ontem que irá investigar o lançamento de uma criptomoeda promovida pelo presidente Javier Milei. A oposição acusa o presidente da Argentina de fraude e ameaça a abertura de um processo impeachment.

Na sexta-feira, Milei divulgou em post no X a $LIBRA, um projeto privado que financiaria startups do país. A mensagem fez o valor do token disparar para cerca de US$ 5. Mas, horas depois, houve uma queda abrupta, para menos de US$ 1, o que fez o presidente apagar a postagem e reconhecer não estar ciente de “detalhes” da iniciativa.

Especialistas apontaram que há indícios de um golpe conhecido como “rug pull”, quando os criadores de um ativo virtual impulsionam artificialmente seu valor e depois retiram o dinheiro, causando prejuízo aos investidores.

Em meio às críticas pela promoção da $LIBRA, Milei determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso e acionou o Escritório Anticorrupção, que irá determinar se houve conduta imprópria do próprio presidente e de outros funcionários do governo.

A oposição avalia apresentar um pedido de impeachment contra Milei, alvo de críticas até de aliados. Investidores lesados pelo suposto golpe também devem levar o caso aos tribunais do país. (VE)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.