domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

BAHIA TERÁ DE QUE ADAPTAR A ALTITUDE DE LA PAZ NA ESTREIA DA LIBERTADORES

João Paulo - 17/02/2025 13:50

Um sonho antigo do torcedor do Bahia está muito perto de se concretizar. O tricolor estreia amanhã (18), terça-feira, na Copa Libertadores. A partida será em La Paz, na Bolívia, e o Esquadrão enfrentará o The Strongest, às 21h30, pelo jogo de ida da segunda fase da competição internacional. Além da atenção ao adversário, um outro fator preocupa o tricolor no primeiro jogo: a altitude.

Para minimizar os efeitos durante o jogo contra o The Strongest, o Bahia adotou uma estratégia diferente. Ao invés de permanecer em La Paz em um período de tempo maior para fazer a adaptação dos jogadores, o tricolor chegará ao local do jogo apenas no dia da partida. A delegação ficará em Santa Cruz de La Sierra, cidade que praticamente não tem altitude, e terça-feira embarcará para La Paz.

O elenco volta para Salvador logo depois da partida. A exceção foram os goleiros Marcos Felipe e Danilo Fernandes. A dupla viajou mais cedo para a Bolívia e está treinando no CT do Bolívar, clube parceiro do Grupo City, com o objetivo de se adaptar à velocidade da bola, que fica mais rápida por conta da menor resistência do ar.

“Foi mais de um mês de alinhamento com o Grupo City, com os profissionais de Saúde e Performance, para a gente fazer o melhor plano de saúde e performance para os atletas, obviamente alinhado com Rogério Ceni e a diretoria do clube. Objetivamente o nosso plano está focado em três grandes áreas: nutrição, fisiologia e psicologia. Todo planejamento é visando a melhora do condicionamento cardiovascular e a melhora da capacidade aeróbica”, explicou Natália Bittencourt, diretora de performance e saúde do Bahia.

Durante os treinos no CT Evaristo de Macedo, o Bahia também utilizou máscaras que simulam o ambiente com menos oxigênio disponível. “As máscaras provocam benefícios ao sistema respiratório e também tem o componente psicológico que é o de se adaptar a esse tipo de estímulo que estamos provocando. Fizemos um protocolo de três semanas antes de viajar para La Paz”, disse Sebastian Burrows, coordenador de Ciências de Esporte.

Crédito: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.