A China Communications Construction Company (CCCC), que é uma das empresas chinesas que assinaram contrato para construir a ponte Salvador/Itaparica, planeja entrar no leilão para construir o túnel Santos-Guarujá.
A gigante chinesa, um dos maiores grupos de construção do mundo, entraria em consórcio junto com a Mota Engil, de Portugal, e com a brasileira Concremat.
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina e terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas
A licitação está prevista para 1º de agosto e deve ser uma das maiores do ano. Com investimentos previstos na casa de R$ 6 bilhões, a PPP (parceria público-privada) é a maior obra da carteira do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), fruto de acordo selado entre os governos federal e de São Paulo.
A Novonor (antiga Odebrecht) também tem interesse e afirmou que vem estudando a melhor modelagem de participação. A companhia pode integrar um consórcio ao lado da EGTC Infra, empresa do grupo Queiroz Galvão. Procurada, a EGTC disse que não comentaria.
Também estariam estudando a obra a espanhola Acciona, que tem grandes investimentos na Bahia na área de energia renovável e turismo. Além desses, estariam interessados grupos italianos e a EcoRodovias, entre outras. Com informações da Folha de São Paulo.
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