O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está mirando novas taxas para o etanol brasileiro. Em documento publicado no site da Casa Branca, o governo do republicano citou o Brasil e o etanol brasileiro como exemplos de falta de reciprocidade em relação aos Estados Unidos: “As tarifas dos EUA no etanol são de só 2,5%. Já o Brasil cobra uma tarifa de 18% do etanol americano. Como resultado, em 2024, os Estados Unidos importaram mais de US$ 200 milhões de etanol do Brasil, mas as exportações de etanol americano para o Brasil somaram só US$ 52 milhões” ”
O presidente assinou nesta quinta-feira (13) uma medida instruindo o Representante Comercial dos EUA e o secretário de Comércio a proporem novas taxas em uma base: país por país. Trata-se de um esforço para reequilibrar as relações comerciais, um processo abrangente que pode levar semanas ou meses para ser concluído. Howard Lutnick, indicado por Trump para liderar o Departamento de Comércio, disse aos repórteres que todos os estudos devem ser concluídos até 1º de abril e que Trump pode agir imediatamente depois.
Novos impostos de importação seriam personalizados para cada país, com o objetivo de compensar não apenas seus próprios impostos sobre produtos dos EUA, mas também barreiras não tarifárias impostas pelos países na forma de subsídios injustos, regulamentações, impostos sobre valor agregado, taxas de câmbio e outros fatores que atuam para limitar o comércio com os EUA, disse uma autoridade da Casa Branca.
Foto: Anna Moneymaker/Getty Images