O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos “é muito igualitária”. Em entrevista a uma rádio no Paraná, Lula disse que os EUA importam do Brasil US$ 40 bilhões, enquanto o país exporta dos norte-americanos US$ 45 bilhões. “É o único país que tem superávit com o Brasil”, afirmou. O presidente ainda falou sobre as medidas de Donald Trump, presidente dos EUA, em taxar o aço importado. “Agora, eu ouvi dizer que vão taxar o aço brasileiro”, disse. “Se taxa o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente”, garantiu.
O presidente afirmou que “enquanto os EUA e o Brasil tiverem uma relação civilizada, está tudo bem”, mas afirmou que “se preocupa com o risco em relação à democracia”. “O que estou preocupado é que os EUA depois da Segunda Guerra viraram ma espécie de patrono da democracia no mundo”, disse. O presidente complementou, ainda, dizendo que “o discurso não é mais esse” e que “parece que a democracia não está mais valendo tanto”. Na entrevista, Lula disse, ainda, que não tem nenhum relacionamento com o presidente Donald Trump. “Nunca conversei com ele, ele não conversou comigo”, disse. Mas afirmou que se o republicano “cuidar dos EUA e os EUA cuidarem do Brasil, tudo estará maravilhosamente bem”.
Lula ainda afirmou que as empresas americanas foram para a China para aproveitar-se de mão-de-obra escreva em um país que tinha um regime muito duro e que, por fim, os chineses “copiaram e deram uma lição, aprenderam mais do que eles (americanos)”.
Sérgio Lima/Poder360 e Reprodução/redes sociais