A aquisição, não divulgada anteriormente dos direitos minerários, foi feita pela subsidiária BYD Exploração Mineral do Brasil, que foi criada em maio de 2023, ano em que a BYD anunciou o investimento na fábrica de carros elétricos em Camaçari.
Os lotes ficam a apenas meio-dia de carro do novo projeto de fábrica da BYD na Bahia. Os direitos minerários da BYD cobrem 852 hectares (8,5 km²) na cidade de Coronel Murta, parte do Vale do Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, conhecido como Vale do Lítio.
Na área também existem lotes de propriedade da mineradora listada nos EUA Atlas Lithium. A prospecção da BYD por lítio brasileiro reforça a tese de que a empresa vai produzir baterias na sua fábrica em Camaçari.
No ano passado, o Financial Times informou que a BYD teve negociações com a Sigma Lithium, maior produtora de lítio do Brasil, sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição.
A subsidiária da BYD foi criada com um capital social de R$4 milhões e obteve um lucro de cerca de R$213.000 com variações cambiais em 2023, segundo documentos de registro público.
Desde que adquiriu os direitos minerários, a BYD contratou a Minagem Geologia e Mineração, uma empresa brasileira de pesquisa mineral, mostram documentos públicos.