A princesa Leonor chegou a Salvador na manhã desta sexta-feira (14/2). Primogênita do rei Felipe, a princesa Leonor ficará no Brasil até quarta-feira (19/02)
Entre os dias 14 e 19, uma das embarcações mais emblemáticas da Armada espanhola, o quase centenário Juan Sebastián de Elcano poderá ser visitado. O Porto de Salvador será o primeiro das Américas e o único do Brasil a receber o navio-escola espanhol na sua primeira escala deste ano em porto estrangeiro, em seu XCVII Cruzeiro de Instrução. No sábado (15), das 15h às 17h45, e no domingo (16), das 9h30 às 16h, ficará aberto à visitação pública gratuita.
O Juan Sebastián de Elcano iniciou suas operações em 1927. Tem o nome do marinheiro espanhol que deu a volta ao mundo pela primeira vez em 1522, completando a viagem iniciada sob o comando do marinheiro português – a serviço da Coroa Espanhola – Fernando de Magalhães, falecido no meio da travessia. A embarcação tem como tarefa principal o treinamento no mar dos aspirantes a oficiais da Marinha. Por isso, costuma realizar um cruzeiro de instrução todos os anos, quase sempre fora da Espanha.
“Nesta edição do cruzeiro do navio-escola, a estadia no Porto de Salvador coincide com a celebração dos 400 anos de vínculo histórico entre Espanha e Brasil”, explica a diretora do Instituto Cervantes Salvador, Rosa Sánchez-Cascado, referindo-se a uma passagem importante da história dos dois países. Em 1625, quando a Salvador ainda era a capital brasileira e estava sob o domínio dos holandeses, foi recuperada pela frota de guerra hispano-portuguesa – a maior que até então havia cruzado o oceano Atlântico –, comandada por Dom Fadrique de Toledo Osorio, I Marquês de Valdueza. De Salvador, o navio seguirá seu trajeto para Montevidéu, Valparaíso, Callao, Panamá, Cartagena das Índias, Santo Domingo e Nova York.
Serviço:
Visitação aberta ao público: navio-escola Juan Sebastián de Elcano
Onde: Porto de Salvador
Quando: Sábado (15), das 15h às 17h45
Domingo (16), das 9h30 às 16h
Quanto: Gratuito
Mais informações: Instagram Instituto Cervantes Salvador
Sobre o Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.