O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma autorização ambiental à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) permitindo o afundamento de um ferry-boat na Baía de Todos-os-Santos, com fins turísticos. A portaria publicada nesta semana já aponta o local onde o afundamento da embarcação Juracy Magalhães ocorrerá.
Segundo o Inema, a licença refere-se a análise de viabilidade ambiental de competência do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cabendo ao interessado obter a anuência e/ou autorização das outras instâncias no âmbito Federal, Estadual ou Municipal, quando couber, para que a mesma alcance seus efeitos legais.
Em setembro do ano passado, o Bahia Notícias já havia publicado que o mar de Salvador ganharia um novo atrativo subaquático para os turistas que planejarem realizar mergulhos. Além do ferry-boat Juracy Magalhães, outra embarcação tem afundamento previsto para fomentar o turismo do estado.
O antigo ferry-boat Juracy Magalhães e o casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, estavam previstos ser afundados no mês de novembro. A empresa Engesub, especializada em naufrágios assistidos, venceu a licitação para executar o serviço, para realizar o serviço, que vai seguir um controle ambiental rigoroso. A ideia é dar origem a recifes artificiais.
Em 2020, a secretaria de Turismo da Bahia já havia realizado o afundamento do ferry Agenor Gordilho e do rebocador Vega, nas imediações do Yacht Clube da Bahia. O afundamento das embarcações estava primordialmente previsto para o ano passado, mas o naufrágio controlado acabou sendo adiado para um aprimoramento dos estudos. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, explicou que a medida exige cuidados ambientais, além de uma análise física para a embarcação continuar no fundo do mar.
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias