A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) anunciou, nesta quinta-feira (13), a realização de um Curso de Master em Mineração, em parceria com a Universidade Senai Cimatec e a Royal School of Mines, da Imperial College London, uma das instituições mais renomadas do mundo na área de geociências e engenharia de minas. O curso já está em andamento e representa um avanço significativo na qualificação de profissionais do setor mineral da Bahia.
O anúncio ocorreu durante uma agenda internacional do presidente da CBPM, Henrique Carballal, em Londres, onde se reuniu com Stephen Neethling, diretor de Mestrado em Financiamento de Metais e Energia e do Grupo de Pesquisa Mineral Avançada da Imperial College London, e com Pablo Brito Parada, professor sênior de Processamento Mineral Sustentável da Imperial College London e membro do Conselho Internacional de Processamento de Minerais. Também participaram do encontro o vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, e o gerente de Projetos Especiais da empresa, Chris Saxton.
Qualificação de alto nível
O Curso de Master em Mineração, reconhecido como uma especialização equivalente a uma pós-graduação foi viabilizado por meio de uma parceria firmada entre a CBPM, a Universidade Senai Cimatec, que faz parte do Sistema FIEB, e a Imperial College London. O programa tem como objetivo proporcionar uma formação de excelência para profissionais que atuam no setor mineral da Bahia, trazendo conhecimentos técnicos e científicos de uma das maiores instituições acadêmicas do mundo.
“Aproveito para agradecer ao presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, por ter construído as pontes e ter tornado isso uma realidade. Em mais 30 a 40 dias, a seleção será concluída, vinte pessoas serão escolhidas e irão poder fazer esse Master, que é um Master que visa ampliar os conhecimentos e a possibilidade de desenvolvimento da mineração do estado da Bahia, desta vez, com um acúmulo de conhecimento científico que a gente traz aqui do velho mundo”, informou o presidente da CBPM.
Além da pós-graduação, a CBPM também trabalha para viabilizar um curso técnico, que terá a chancela da Imperial College London, voltado à qualificação de trabalhadores que desejam ingressar no setor mineral. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a companhia inglesa Brazil Iron, e busca gerar mão de obra especializada para grandes projetos de mineração em andamento no estado.
Tecnologia e inovação na mineração
Outro projeto em desenvolvimento é a criação do HUB de Mineração, uma parceria entre a CBPM e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti). A proposta prevê a estruturação de um espaço onde cinco startups irão desenvolver soluções tecnológicas avançadas para o setor mineral, impulsionando a inovação e a sustentabilidade na mineração baiana.
Mineração baiana no cenário global
A parceria com a Imperial College London coloca a Bahia em destaque no cenário internacional da mineração, alinhando o estado às melhores práticas e tecnologias disponíveis no setor. O presidente da CBPM ressaltou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento sustentável da mineração baiana.
“A parceria com a Imperial College London representa um marco para a mineração na Bahia. Estamos trazendo conhecimento de ponta e inovação para qualificar nossos profissionais e fortalecer ainda mais o setor mineral do estado. Esse é um passo fundamental para garantir o crescimento sustentável da atividade. Esse avanço só foi possível graças à visão estratégica e ao compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, que tem conduzido a Bahia com um olhar atento à inovação e ao desenvolvimento sustentável”, afirmou Carballal.
Foto: Divulgação/CBPM