quarta, 12 de fevereiro de 2025
Euro 6.006 Dólar 5.8078

DEPUTADO DESTACA O POTENCIAL DA BAHIA E DO BRASIL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA COM AS NOVAS LEIS APROVADAS. VEJA EM QUE ÁREAS

João Paulo - 12/02/2025 15:10 - Atualizado 12/02/2025

O relator do projeto dos “combustíveis do futuro”, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse, no encontro Transição Energética, realizado nesta quarta-feira na Fieb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia,  que as duas leis aprovadas no Congresso Nacional e sancionadas pelo Executivos vão estimular a transição energética no Brasil e na Bahia, que é um dos estados que mais tem avançado no setor.

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o deputado disse que  a primeira é a lei do Marco Legal do Hidrogênio Verde– que traz segurança jurídica e incentivos financeiros que vão estimular investimentos nessa indústria, inclusive na Bahia que tem uma matriz energética limpa.

A outra é a Lei do Combustível do Futuro, que prevê, entre outras ações o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 27% para 35%, o que vai estimular o segmento de etanol, especialmente o etanol de milho que na Bahia já tem o investimento da Inpasa, em Luís Eduardo Magalhães. (Veja aqui)

E a lei prevê a criação do Programa Nacional de Combustível Sustentado de Aviação, que também já tem um grande projeto na Bahia, através da Acelen. (Veja aqui)

Segundo o deputado a Bahia é um estado importante na transição energética, pois além do hidrogênio verde e do etanol, tem capacidade de gerar energia através do biometano.

“A Bahia é um estado que sempre esteve presente nas discussões sobre energia limpa no congresso nacional e ano passado não foi diferente com a aprovação das leis que trazem mais segurança para o setor. O Brasil tem uma capacidade gigantesca de gerar energia através do metano e esse pensamento de você não apenas dar um descarte final seguro aos lixões e poder transformar esse metano em energia é fantástico. Eu fico muito seguro em dizer que a Bahia é modelo nesse sentido com uma serie de projetos inovadores em andamento na área ”, explicou.

A criação dos programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano vão criar uma cadeia formidável de investimento para diferentes setores da economia brasileira. “São um passaporte para o Brasil e a Bahia ser uma das vanguardas do mundo na nova economia, a de baixo carbono.”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.