O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou uma nova rota aérea internacional que conectará Fortaleza a Lisboa, em Portugal. O voo, operado pela Latam Airlines Brasil, terá início em 7 de abril de 2025. A medida faz parte da estratégia do governo estadual para expandir a conectividade internacional do estado, impulsionando o turismo e os negócios na região. As passagens começam a ser vendidas ainda nesta semana.
O voo será operado semanalmente com uma aeronave Boeing 787, que tem capacidade para 300 passageiros. A decolagem de Fortaleza acontecerá às segundas-feiras, às 6h15 (horário local), com tempo estimado de 7 horas e 30 minutos até Lisboa. O retorno da capital portuguesa está programado para as 18h30 (horário local) do mesmo dia. Inicialmente, a rota será mantida até 20 de outubro.
Essa nova conexão marca o retorno da Latam a uma operação direta entre o Nordeste e a Europa, algo que não ocorria desde 2009. A inclusão de Fortaleza na malha aérea internacional da empresa resultou de negociações entre o Governo do Ceará e a Secretaria do Turismo do Estado.
Expansão da malha aérea no Ceará
Além do voo para Lisboa, a Latam anunciou a retomada da rota direta entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, além de um novo trajeto que ligará Guarulhos (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE). Essas operações estão programadas para começar em junho de 2025, com quatro voos semanais, havendo previsão de ampliação para voos diários.
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou a importância da nova rota para a região do Cariri. “É uma conectividade fundamental para a população do Cariri e de estados vizinhos, que podem embarcar e ter conectividade tanto atrás do Aeroporto de Guarulhos, que é o maior hub aéreo do Brasil, e o de Fortaleza, que é o maior do Nordeste”, afirmou.
A Latam, maior operadora do Aeroporto Internacional de Fortaleza, realiza cerca de 200 voos semanais entre pousos e decolagens no local. Além disso, opera 10 voos semanais nas rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte e Guarulhos-Jericoacoara. Durante o período de operação do voo Fortaleza-Lisboa, a companhia manterá dois voos semanais para Miami e um voo semanal para Santiago, rota inaugurada em 2024.
Fortaleza como hub internacional
A ampliação das conexões aéreas fortalece a posição de Fortaleza como um importante hub internacional, facilitando a chegada de turistas estrangeiros e ampliando as oportunidades de negócios.
“A Latam tem a consciência da importância da aviação brasileira no turismo, principalmente em Fortaleza, que é uma parceria que a gente vem fazendo no Ceará. A gente está atento sempre a todas as oportunidades. Juazeiro do Norte foi uma delas. Abriu-se essa oportunidade, e o diálogo com a Secretaria do Turismo possibilitou entregar essa nova, possibilitando o desenvolvimento da economia local e do turismo”, ressaltou Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
Com o crescimento do Aeroporto Internacional de Fortaleza, que registrou mais de 6,5 milhões de passageiros em 2023 – um aumento de 13% em relação ao ano anterior –, o Ceará se consolida como um ponto estratégico para conexões entre o Brasil e a Europa.
A movimentação aérea internacional tem impacto direto na economia local. De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará, turistas estrangeiros gastam, em média, US$ 110 por dia no estado, com permanência média de sete dias. O aumento da oferta de voos pode atrair novos investimentos para o setor hoteleiro e de serviços.
O governo estadual segue em negociação com outras companhias aéreas para ampliar a oferta de voos internacionais, consolidando o Ceará como um destino turístico e um centro logístico estratégico. Em janeiro, a Secretaria do Turismo já havia anunciado uma nova rota internacional ligando Fortaleza a Caiena, na Guiana Francesa.
Foto: Helene Santos/Casa Civil CE