O setor de bicombustíveis no Brasil pode passar por um momento histórico. Duas leis foram aprovadas no Congresso Nacional e já foram sancionadas pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que vão trazer mais segurança e investimentos ao setor no Brasil nos próximos anos. São elas: Lei do Crédito de Carbono e o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN).
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, Adriano Pires, economista e sócio fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), , afirmou que os projetos são fundamentais para trazer mais segurança jurídica e investimentos para o setor que no Brasil tem um grande potencial.
“Eu vejo com muito bons olhos o futuro da transição energética no país depois da aprovação das duas leis que ocorreram ano passado no Congresso e já foram sancionadas pelo presidente Lula.” O setor não tinha muita segurança jurídica e, com as leis, nós podemos conseguir muito mais investimentos. O Brasil tem um potencial gigantesco nessa área e agora pode se desenvolver muito nos próximos anos”, explicou.
Adriano Pires e o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Comissão Especial de Transição Energética e relator do PL 2308/23, chamado de Combustível do Futuro, aprovado no ano passado, vão participar de encontro sobre transição energética nesta terça-feira na Fieb, a partir das 9:00. Veja aqui.
O Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) é uma iniciativa estratégica que reforça o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a liderança global na descarbonização, sendo um marco na promoção de tecnologias limpas e na ampliação da matriz energética renovável.
Foto: Reprodução/Acervo TV Globo