As obras de reparo do forro do teto central da Igreja de São Francisco de Assis devem custar em média R$ 10 milhões de reais e devem levar cinco anos para ficarem prontas. A extimativa é de José Dirson Argolo, que é artista plástico, professor e reparador com mais de 40 anos de experiência. “Provavelmente, não é só o que caiu que vai precisar ser reparado. O restante de toda estrutura deve estar também comprometido, assim como toda aquela talha dourada e os altares, que há anos estão precisando de uma restauração profunda. […] Ali, precisa haver uma equipe interdisciplinar, com engenheiros, arquitetos e restauradores com muita experiência para tentar recompor com toda a originalidade”, afirma José Dirson em entrevista ao Jornal Correio.
A estimativa de tempo do reparo dada pelo especialista leva em conta a restauração que fez, por 11 anos, na Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, que fica localizada no bairro de Nazaré. A obra incluiu restauração de todo o telhado e a instalação de um sobreforro, porque o templo sagrado, à época, ameaçava desabar. “Tinha iminência de desabamento do forro, porque havia problema com cupim. A estrutura foi toda desmontada”, lembra o restaurador.
A restauração da Igreja de Sant’Ana custou aproximadamente R$ 10 milhões naquela época. José Dirson pondera que o templo era muito mais simples, logo, se fosse cogitada a restauração da Igreja de São Francisco de Assis hoje, o valor seria incalculável dada a maior riqueza, dimensão e complexidade do espaço. Apesar do provável alto custo, o restaurador defende que a restauração completa seria o correto a se fazer.
Crédito: Divulgação/Codesal