O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em uma ação conjunta com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde (MS) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Polícia Federal e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) vai recepcionar os brasileiros repatriados que chegam a Fortaleza e Belo Horizonte nesta sexta-feira (7), garantido o atendimento humanizado aos brasileiros que retornam ao seu país, cumprindo uma determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O MDHC tem equipes para recepcionar os repatriados no Aeroporto Internacional de Fortaleza e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Em Fortaleza a equipe de acolhimento do MDHC será coordenada pela Secretária Executiva do ministério Janine Mello e em Belo Horizonte pela Ministra de Estado, Macaé Evaristo.
A chegada do voo com os repatriados brasileiros em Fortaleza está prevista para às 15 horas desta sexta-feira, 7. De lá seguirá um voo da FAB até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com previsão de duração duas horas e meia.
O compromisso com o acolhimento digno reflete os esforços contínuos para assegurar que cada brasileiro repatriado receba a atenção necessária com respeito, cuidado e a garantia de seus direitos.