Em entrevista exclusiva ao Grupo A Tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os investimentos em infraestrutura hídrica no estado para evitar novos períodos de seca prolongados para população. Lula explicou que os recursos fazem parte do PAC Brasil através do programa “Água para Todos”.
“No oeste baiano, estamos trabalhando fortemente com obras de infraestrutura hídrica. Estamos levando água a quem precisa, garantindo que torneiras não fiquem mais secas nas cidades e que quem mora no campo possa trabalhar e viver da terra. Construir barragens, adutoras e sistemas hídricos é garantir, hoje, o direito do acesso à água. E é, também, se preparar para o futuro. As mudanças climáticas estão ocorrendo rapidamente, já afetam o Brasil e o mundo, e é a infraestrutura, planejada com carinho, que pode nos ajudar a enfrentar os desafios do amanhã. Por esse motivo, estamos investindo R$ 1,7 bilhão no eixo ‘Água para Todos’ do novo PAC só aqui na Bahia. Também por isso, já entregamos quase 12 mil novas cisternas para as famílias baianas que precisam viver e produzir em locais com pouca chuva”, explicou.
O presidente também destacou investimentos em estradas e ferrovias feitos no estado. “Estamos reconstruindo o Brasil – e a Bahia – também com outros empreendimentos de infraestrutura que são fundamentais para nosso crescimento. Investimos em ferrovias, como a Oeste-Leste, que ligará Ilhéus a Barreiras. Na duplicação da BR-116, entre Santa Bárbara e Feira de Santana, que já foi inaugurada. E apoiamos os investimentos privados, como é o caso da planta de combustíveis sustentáveis de aviação, que está sendo construída em Mataripe e colocará a Bahia na vanguarda da energia limpa”, disse.
Foto: © Ricardo Stuckert / PR