A maior colheita de grãos da história do Brasil será escoada por rodovias que nunca foram tão boas como agora. Os corredores do agro receberam do Ministério dos Transportes investimento maciço em 2024: foram R$3,6 bilhões em melhorias nas rotas por onde passaram cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho.
“O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais”, afirmou o ministro Renan Filho, durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, nesta quarta-feira (5). Os ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participaram do evento.
Neste ano novos recordes serão batidos: a estimativa é de que a produção cresça 8,3%, alcançando um total de 322,47 milhões de toneladas de grãos.
Para garantir um escoamento eficiente e seguro dessa safra, o MT investe pesado: neste ano R$4,5 bilhões devem ser aplicados para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. Para se ter uma ideia, em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de apenas R$1,98 bilhões.
Integradas ao Novo PAC, as principais obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estarão concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro.
“O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro dos Transportes.
Foto: Márcio Ferreira/MT