Em tom de critica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou palavras duras para falar sobre o recém empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula chamou de ‘bravatas’ as recentes declarações do presidente sobre a Groenlândia, Golfo do México e Panamá. Lula também criticou o plano de assumir a Faixa de Gaza, anunciado por Trump na terça-feira.
— Você tem o tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha dele assim, ele agora tomou posse já anunciou que vai ocupar a Groenlândia, anexar o Canadá, que vai mudar o nome do golfo do México para o Golfo da América, já anunciou ocupar o canal do Panamá. Sinceramente, nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todo mundo em todo tempo — declarou Lula nesta quarta-feira, em entrevista a rádios mineiras.
Em outro momento da entrevista, Lula ainda criticou a fala de Trump de que os Estados Unidos irão “assumir o controle” da Faixa de Gaza no processo de reconstrução do enclave, após quase um ano e meio de guerra, afirmando que “as pessoas precisam parar de falar aquilo que lhe vem na cabeça e começar a falar aquilo que é razoável”:
— Estamos vivendo um momento que quanto mais coisas irreais você falar, mais você tem destaque na mídia internacional. Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o presidente do Israel e falar que vai ocupar Gaza. Os palestinos vão para onde? (…) O que aconteceu em Gaza foi um genocídio e eu sinceramente não sei se os EUA, que fazem parte de tudo isso, seria o país para tentar cuidar de Gaza.
Lula e Donald Trump — Foto: Editoria de Arte