Cristiano Ronaldo completa nesta quarta feira 40 anos de idade. O astro Português dos gramados e dos negócios ainda não decidiu quando irá parar de atuar no futebol, porém seus números mostram que ele continua relevante e forte no cenário esportivo e extremamente expressivo no mundo dos negócios. Nos bastidores dois objetivos estão na pauta do português, nascido na Ilha da Madeira. O gol número 1000 e a sua sexta Copa do Mundo. Desde que Cristiano Ronaldo chegou aos 900 gols em partidas oficiais, em setembro, uma contagem regressiva começou entre os fãs do craque: ele poderia chegar ao histórico gol 1.000? A tarefa não é simples, ainda mais com o avanço da idade. Mas o desempenho em campo alimenta o sonho. Desde então, foram mais 23 gols em cinco meses, e agora faltam “apenas” 77.
Em relação à Copa do Mundo dos Estados Unidos, Cristiano conta com total apoio do treinador de Portugal Roberto Martínez, que tornou o atleta em um pilar dentro do time e tem colhidos os frutos. O astro esteve em campo em 22 das 26 partidas de Portugal sob o comando de Martínez, desde o começo de 2023. E só não foi titular em duas oportunidades. Marcou 16 gols, mas passou em branco nas cinco partidas na Euro 2024. Ainda assim, foi apoiado por Martínez, que o manteve no time e viu o astro fazer cinco gols em cinco jogos da Nations League de lá para cá.
Assim, a um ano e meio do Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá, a presença de Cristiano Ronaldo em sua sexta Copa do Mundo gera expectativa. Caso Portugal confirme a classificação e o astro chegue disponível a junho de 2026, ele quebrará mais um recorde: ninguém disputou seis Copas do Mundo na história do futebol. Outros nomes ainda na ativa podem alcançar o mesmo feito: o argentino Messi e os mexicanos Ochoa e Guardado.
No mundo dos negócios Cristiano tem mostrado também que é um grande fenômeno. Seus planos para o pós-carreira como atleta são seguir no mundo do futebol, mas não como treinador. A tendência é que siga como dirigente, homem de negócios. Por algumas vezes, ele já pontuou que, depois de jogador de futebol, quer ser conhecido como um empresário de sucesso. Um gestor de tudo que ele fez questão de construir fora de campo, com a força de sua marca. – Eu vou trabalhar nos meus negócios. Posso ficar um pouco perdido, mas tenho outras coisas para me preocupar, como a parte dos negócios, um novo capítulo. Estou animado porque também será um desafio para mim.
Foto: Getty Images