terça, 04 de fevereiro de 2025
Euro 6.068 Dólar 5.9052

RETALIAÇÃO: CHINA ANUNCIA TARIFAS ADICIONAIS SOBRE CARVÃO, GÁS E PETRÓLEO DOS EUA, E AINDA INVESTIGARÁ O GOOGLE; VEJA AQUI

João Paulo - 04/02/2025 11:00

A guerra fiscal começou de fato. Depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas em produtos Chineses(Veja aqui), a China anunciou nesta terça-feira que imporá tarifas adicionais de 15% sobre a importação de carvão e gás natural liquefeito e de 10% sobre petróleo e maquinário agrícola provenientes dos Estados Unidos. As novas tarifas chinesas entrarão em vigor na próxima segunda-feira, informou o Ministério das Finanças.

Segundo publicação do jornal o Globo, o Ministério do Comércio de Pequim afirmou que as medidas de Trump violam “seriamente as regras da Organização Mundial do Comércio”. Em resposta, Pequim apresentou uma reclamação formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) “para defender seus legítimos direitos e interesses” diante da imposição de tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre seus produtos.

Pequim também divulgou que investigará a gigante tecnológica americana Google, por supostas violações das leis antimonopólio. “Diante das suspeitas de que o Google violou a lei antimonopólio da República Popular da China, a Administração Estatal de Regulação de Mercados iniciou uma investigação sobre a empresa, conforme previsto na lei”, informou a agência em um comunicado.

A China também incluiu o grupo de moda norte-americano PVH (proprietário de marcas como Tommy Hilfiger e Calvin Klein) e a gigante da biotecnologia Illumina em uma lista de “entidades não confiáveis”. Essa decisão “protegerá a soberania nacional, os interesses de segurança e desenvolvimento, de acordo com as leis pertinentes”, afirmou o Ministério do Comércio, em comunicado.

Foto: Picture Alliance/DPA (via DW)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.