O presidente Lula (PT) decidiu se envolver na chamada “guerra dos bonés” e publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (4), usando um boné similar ao de outros governistas. No vídeo, Lula não faz declarações, apenas coloca o boné, e um efeito especial é aplicado à gravação.
O boné azul, com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, foi o mesmo usado por ministros que participaram da eleição para a nova presidência do Senado e da Câmara, no sábado (1º). A frase foi criada por Sidônio Palmeira, ministro da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), e inicialmente foram feitas apenas 10 unidades. Porém, a produção foi ampliada, e logo os parlamentares governistas passaram a usar o item.
Alexandre Padilha (Relações Institucionais) explicou que o boné foi um sucesso, mencionando que iria comprar mais 200 unidades para distribuir entre parlamentares que tivessem reuniões com ele. Ele também destacou o slogan, dizendo que no Brasil “ninguém bate continência para a bandeira de outro país” e que o foco está em valorizar o Brasil e os brasileiros.
No entanto, no dia seguinte, durante a abertura do ano legislativo (3), parlamentares da oposição também apareceram com bonés, mas com a inscrição “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Sob o olhar constrangido do ministro Rui Costa (Casa Civil), os opositores se posicionaram perto da tribuna da Câmara e gritaram “Lula, cadê você? O povo não está tendo o que comer”.
Foto: Reprodução/X