O Ministério da Saúde emitiu um alerta no último domingo (2), sobre o aumento da transmissão de febre-amarela durante o período sazonal. A nota técnica divulgada pela pasta, encaminhada às Secretarias de Saúde, recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.
De acordo com as informações passadas pela pasta, as localidades do estado de São Paulo concentraram a maioria dos casos de febre amarela em 2025. Com isso decidiu ampliar o envio de doses do imunizante para o governo estadual. Dois milhões de doses do imunizante serão disponibilizadas ao estado, sendo 800 mil doses extras. Com essa entrega um milhão já foi entrega em janeiro.
O montante foi definido em reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), coordenado pela pasta, na última quarta-feira (29), com a participação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. O envio das novas doses assegura o abastecimento da vacina contra a febre amarela no estado.
O Ministério confirmou que o estoque de vacinas contra a febre amarela no Brasil está regular, com envios sendo realizados conforme as solicitações dos gestores estaduais, responsáveis pela distribuição aos municípios. Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 20.882.790 doses do imunizante. Em 2025, já foram enviadas 3.201.800 doses.
Foto: Divulgação