O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta segunda-feira (3), o compromisso com o cumprimento do arcabouço fiscal. A iniciativa ocorreu durante mensagem ao Congresso Nacional, lida durante a cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos.
“Em 2025, continuaremos a pautar nossa gestão pelo compromisso com o equilíbrio fiscal. Isso está expresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias, assim como no conjunto de medidas fiscais enviadas em novembro de 2024 ao Congresso Nacional, que permitirão economizar R$ 70 bilhões em 2025 e 2026”, diz o documento.
Além disso, a mensagem também destacou o impacto do pacote de corte de gastos aprovado pelo Congresso, estimado pela área econômica do governo em cerca de R$ 70 bilhões. Na ocasião, o Governo anunciou medidas para conter o crescimento das despesas do Orçamento federal.
O pacote incluiu políticas como a limitação do crescimento do salário mínimo, manutenção da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e mudanças no acesso a benefícios como abono salarial e BPC.
*Com informações do OGlobo
Foto: Jose Cruz | Agência Brasil