A diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a proposta de abertura de audiência pública para a concessão da Fico/Fiol (Ferrovia de Integração Centro-Oeste e Ferrovia de Integração Oeste-Leste).
Serão realizadas três audiências públicas, começando em Brasília no dia 11 de março, seguindo em Salvador em 12 de março, e Cuiabá em 14 de março.
O projeto passa pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso e cruza a Ferrovia Norte-Sul e a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), além de ter uma conexão com a Fiol 1, (Caetité/Ilhéus), cuja concessionária é a Bamin Mineração.
Quando em operação, a ferrovia daria condições para que suas cargas chegassem ao Porto de Aratu e ao Porto de Ilhéus, além de outros 4 portos: Itaqui no Maranhão, Vitória, Rio de Janeiro e Santos.
Os investimentos previstos somam R$ 14 bilhões, entre obras e aquisição de equipamentos. O mais caro deles é a obra de construção do trecho de 838 quilômetros da Fiol 3, entre Correntina (BA) e Mara Rosa (GO), em um valor estimado em R$ 12 bilhões.
A proposta confirma a troca do projeto desse trecho, que antes encontrava a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis (TO), mas não entroncava com a FICO.
A Fico 1, a Fiol 2 e a Fiol 3, com mais de 1,7 mil km, serão construídas pelo governo como obra pública para entregar à concessionária vencedora e são objeto da audiência pública.
A ideia é entregar dois primeiros trechos operacionais para a concessionária vencedora antes da construção da Fiol 3. Com isso, a Fico 1 estaria conectada à Norte-Sul, e a Fiol 2, conectada à FCA, que deverá ter o corredor Minas/Bahia remodelado até o porto de Aratu (BA), de acordo com a concessão antecipada proposta. (AI)