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CONCESSÃO DA FIOL E DA FICO, QUE CRUZAM 4 ESTADOS E BENEFICIA 2 PORTOS NA BAHIA TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SALVADOR. VEJA QUANDO

Redação - 03/02/2025 20:00 - Atualizado 03/02/2025

A diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a proposta de abertura de audiência pública para a concessão da Fico/Fiol (Ferrovia de Integração Centro-Oeste e Ferrovia de Integração Oeste-Leste).

Serão realizadas três audiências públicas, começando em Brasília no dia 11 de março, seguindo  em Salvador em 12 de março, e Cuiabá em 14 de março.

O projeto passa pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso e cruza a Ferrovia Norte-Sul e a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), além de ter uma conexão com a Fiol 1, (Caetité/Ilhéus), cuja concessionária é a Bamin Mineração.

Quando em operação, a ferrovia daria condições para que suas cargas chegassem ao Porto de Aratu e ao Porto de Ilhéus, além de outros  4 portos:  Itaqui no Maranhão,  Vitória, Rio de Janeiro  e Santos.

Os investimentos previstos somam R$ 14 bilhões, entre obras e aquisição de equipamentos. O mais caro deles é a obra de construção do trecho de 838 quilômetros da Fiol 3, entre Correntina (BA) e Mara Rosa (GO), em um valor estimado em R$ 12 bilhões.

A proposta confirma a troca do projeto desse trecho, que antes encontrava a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis (TO), mas não entroncava com a FICO.

A Fico 1, a Fiol 2 e a Fiol 3,  com mais de 1,7 mil km, serão construídas pelo governo  como obra pública para entregar à concessionária vencedora e são objeto da  audiência pública.

A ideia é entregar dois primeiros trechos operacionais para a concessionária vencedora antes da construção da Fiol 3. Com isso, a Fico 1 estaria conectada à Norte-Sul, e a Fiol 2, conectada à FCA, que deverá ter o corredor Minas/Bahia remodelado até o porto de Aratu (BA), de acordo com a concessão antecipada proposta. (AI)

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