O Brasil atingiu, em janeiro deste ano, o maior número de casos de Covid-19 dos últimos dez meses. Somente na terceira semana do mês, foram registrados 23.512 diagnósticos, segundo dados do Ministério da Saúde processados pela plataforma SP Covid Infotracker.
O pico da doença teve início nas últimas semanas epidemiológicas de 2024, em dezembro, e se intensificou nas semanas seguintes. O último grande pico havia sido registrado em março. Os diagnósticos de Covid em janeiro cresceram 68% em relação a dezembro, totalizando 72.846 casos.
Os números mostram que, desde o final de março de 2024, quando o país registrava cerca de 14 mil infecções semanais, o menor patamar foi observado entre 9 e 15 de junho, com 1.102 casos.
O avanço da doença também refletiu no número de mortes. Somente na terceira e quarta semana de janeiro deste ano foram registradas 310 óbitos por Covid. A alta nos registros acende um alerta para a importância da vacinação e das medidas de prevenção, especialmente entre grupos mais vulneráveis.