Os cartéis do narcotráfico “têm uma aliança com o governo do México”, acusou a Casa Branca neste sábado (1º). Em uma mensagem na rede social X, o governo do presidente Donald Trump anunciou a imposição de tarifas alfandegárias de 25% ao México até que o país “coopere com os Estados Unidos na luta contra as drogas”, alegando que os grupos de narcotraficantes “colocam em risco a segurança nacional e a saúde pública” do país. “São os principais traficantes mundiais de fentanil, metanfetamina e outras drogas”, afirmou a Casa Branca.
Em nota publicada na mesma rede social, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, chamou a acusação dos EUA de calúnia e disse que nação não aceitará ações intervencionistas em seu território. “Nosso governo apreendeu, em quatro meses, mais de 40 toneladas de drogas, incluindo 20 milhões de doses de fentanil. Além disso, prendeu mais de dez mil pessoas ligadas a esses grupos. Se o governo dos Estados Unidos e suas agências quisessem enfrentar o grave problema do consumo de fentanil em seu país, poderiam, por exemplo, combater a venda de entorpecentes nas ruas de suas principais cidades – algo que não fazem – e reprimir a lavagem de dinheiro gerada por essa atividade ilegal, que tanto dano tem causado à sua população”, diz parte do texto.
Ela também anunciou que ordenou ao seu ministro da Economia a implementação de medidas tarifárias e não tarifárias urgentes contra os EUA para defender os interesses do México.
Foto: Official White House/Shealah Craighead