Donald Trump impôs tarifas elevadas sobre o Canadá, México e China no sábado, em uma ação que ameaça iniciar uma nova era de guerras comerciais entre os EUA e três de seus maiores parceiros comerciais.
Trump emitiu uma ordem executiva aplicando tarifas adicionais de 25% a todas as importações do Canadá e México, com exceção dos produtos de petróleo e energia canadenses, que enfrentarão uma taxa de 10%.
O Canadá é de longe o maior fornecedor estrangeiro de petróleo para os EUA, respondendo por cerca de 60% de suas importações de petróleo bruto.
Um oficial da Casa Branca disse que tarifas mais baixas para energia canadense visavam minimizar os “efeitos disruptivos” nos custos de gasolina e aquecimento doméstico nos EUA, mas confirmou que não haveria mais exclusões.
As importações da China enfrentarão uma tarifa de 10%, além das tarifas existentes dos EUA. A Casa Branca informou que as tarifas entrarão em vigor a partir de terça-feira (4).
“Este é um belo exemplo de promessas feitas, promessas mantidas pelo presidente Trump”, disse um oficial da Casa Branca=
O oficial afirmou que cada ordem continha “uma cláusula de retaliação, de modo que se algum país escolher retaliar de alguma forma, o sinal será para tomar medidas adicionais com relação a prováveis tarifas aumentadas.” (FSP)