Neste ano, o tradicional 2 de fevereiro que celebra Iemanjá será em um final de semana. Há cinco anos, a festa não era celebrada fora de um dia útil. Os festejos estão previstos para o domingo (2), com a Alvorada, a saída do presente principal e a condução da oferenda até o Buraco de Iaiá pelos pescadores.
Por ser um final de semana, a expectativa é que o Dia de Iemanjá registre aumento no número de admiradores e adoradores da orixá que vão às ruas para homenageá-la. No ano passado, a festa religiosa teve público estimado em 1 milhão. Segundo Maria José Góes, que integra a direção-executiva da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv), esse ano são esperadas ainda mais pessoas.
“A expectativa é muito grande de que as pessoas estejam aqui, desde sexta-feira. Inclusive, através do coletivo sociocultural do bairro, eu estou fazendo o primeiro cortejo para Iemanjá, que vai contar com banda de sopro e o trenzinho da Península. Ele vai levar uma pessoa caracterizada de Iemanjá, que fará uma performance. Também vamos ter baianas e a nossa alegria, que é contagiante”, destacou.
A próxima vez que a festa de Iemanjá será em um final de semana é em 2030, quando a data comemorativa cai em um sábado. Toda vez que isso acontece, a festa no ano seguinte acontece no domingo. Ou seja, em 2030 e em 2031 a celebração será no sábado e no domingo, respectivamente. Depois, o feito só se repete em 2036.
Veja a programação da Festa de Iemanjá 2025: Tema: Renascer com as Águas de Yemanjá”
Sábado (1º)
Domingo (2)
Crédito: Paula Fróes/Arquivo Correio