A entrada do publicitario Sidônio Palmeira na comunicação do governo federal reforça o protagonismo da chamada “República da Bahia” no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este grupo conta com figuras de destaque como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O termo, cunhado pela ala paulista do governo, é usado para designar os políticos baianos que estão à frente das articulações estratégicas de Lula para a reeleição em 2026.
De acordo com o jornal O Globo, o grupo busca levar Lula a adotar uma postura mais ao centro, com foco em pautas que abrangem amplos segmentos da população, como emprego, renda, inflação de alimentos, políticas de saúde e combate à violência urbana.
Internamente, Sidônio Palmeira trabalha com um prazo de três meses para apresentar resultados concretos. A avaliação é que Lula precisa recuperar sua aprovação ainda este ano, desgastada pela crise do PIX, e consolidar as bases para viabilizar sua candidatura à reeleição.
Foto: Ricardo Stuckert / PR