O IF Baiano voltará a ter uma unidade educacional fixa em Salvador. Na última sexta-feira (24), o instituto recebeu um terreno de aproximadamente 75.000 m², localizado em Paripe, na margem da BA-528, que era de propriedade da Marinha do Brasil. A área será destinada à implantação de uma unidade educacional para atender as demandas da população local.
Há cerca de dois anos, o IF Baiano iniciou tratativas com a Marinha para viabilizar o uso do terreno com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Subúrbio Ferroviário e atender demandas educacionais específicas. Boa parte do corpo docente do instituto possui formação em áreas relacionadas à pesca, mariscagem e transformação de produtos da atividade pesqueira.
Após reuniões e visitas, a Marinha indicou a área adequada para o projeto. “A pressão por atividades ilícitas naquela área é muito séria, e sabemos disso. A ideia é estruturar mais um ambiente formativo para que possamos transformar positivamente a vida daquela comunidade, daqueles jovens, daquelas pessoas”, destacou o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte.
A nova unidade também suprirá a lacuna deixada pela desativação do Centro de Referência Tecnológica (CRT) do IF Baiano, que funcionava em um prédio do Colégio Central, cedido pelo Estado da Bahia. Devido à necessidade do Estado em reassumir o espaço, o instituto ficou sem uma unidade fixa para a oferta de cursos técnicos na capital baiana.
O IF Baiano já iniciou estudos para implantar no terreno uma unidade com status de campus. Segundo o reitor, “uma unidade com status de campus para o IF Baiano irá permitir que todos os nossos profissionais possam contribuir com o desenvolvimento de Salvador e de toda a região do subúrbio”.
Em agosto de 2024, o reitor instituiu, por meio da Portaria nº 197/2024, a Comissão de Implantação da Unidade Educacional no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo elaborou um Plano de Implantação que está sendo apresentado ao Ministério da Educação e à bancada baiana no Congresso Nacional para obter apoio ao projeto.
Foto: Divulgação