A noite da última terça-feira, dia 25 de março, foi marcada pela grande celebração do Prêmio Barra Mulher 2025, idealizado e realizado pelo Shopping Barra e Enashopp. Em sua 16ª edição, a premiação, reconhecida por enaltecer o protagonismo de mulheres baianas em diversas áreas, homenageou 11 mulheres que, através das suas histórias e iniciativas, vêm impactando e transformando a vida de outras mulheres na Bahia e no Brasil. São mulheres, conhecidas pelo grande público ou com maior visibilidade nos seus respectivos segmentos de atuação, empreendedoras, líderes, visionárias, corajosas e autênticas que fazem a diferença no estado.
A premiação, realizada no espaço do UCI Orient para convidados, foi orquestrada pela forte presença feminina, tendo a jornalista Tarsilla Alvarindo como mestre de cerimônias. Para a cerimônia especial, muita música com a performance da cantora baiana e multi-instrumentista Thathi, que preparou um show exclusivo. Descrita por Lulu Santos como “a mais perfeita tradução do pop na Bahia”, Thathi embalou a celebração com um repertório repleto de canções interpretadas por grandes nomes femininos da música nacional, a exemplo de Gal Costa, Elza Soares, Rita Lee, Iza, Marisa Monte e Elis Regina.
“É com muita honra e gratidão que falamos sobre o Prêmio Barra Mulher e sua importância para a valorização de trajetórias transformadoras, vislumbrando o propósito de cada uma delas. Celebramos de forma brilhante e intensa a força feminina. Estamos juntos aqui para homenagear a inspiração, a sororidade, o amor, a generosidade que essas mulheres transmitem para todos nós”, destacou a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.
Na edição deste ano, nove nomes foram escolhidos por uma comissão, composta por formadores de opinião. Simultaneamente, uma votação popular, promovida pelo Shopping Barra, elegeu mais um nome. O elenco ficou completo com o prêmio “Mulher Empreendedora Shopping Barra”, indicado pela Associação de Lojistas do Barra. As onze grandes homenageadas do Prêmio Barra Mulher 2025 foram: a médica oncologista Aknar Calabrich, a empresária e palestrante Alana Sales, a repórter e apresentadora Andréa Silva, a educadora e jornalista Anna Penido, a repórter e apresentadora Camila Marinho, a escritora e pesquisadora Carla Akotirene, a fisioterapeuta pélvica Carolina Barreto (voto popular), a atriz Edvana Carvalho, a delegada de polícia Heloísa Brito, a empresária Iolanda Rattmann (lojista), e a cantora e compositora Luedji Luna.
As vencedoras da 16ª edição do Prêmio Barra Mulher serão também homenageadas na exposição de fotos aberta ao público, a partir desta sexta-feira, dia 28 de março, no Barra Gourmet (Piso L1), além de estamparem peças publicitárias espalhadas por toda capital baiana. A Exposição Barra Mulher 2025 é uma grande oportunidade para o público conhecer as respectivas trajetórias dessas forças femininas, que protagonizam conquistas e enfrentamentos na sociedade baiana; e, principalmente, inspiram e transformam vidas de outras mulheres, com um efeito multiplicador.
Conheça um pouco sobre o perfil de cada mulher homenageada na edição 2025!
Aknar Calabrich
Médica oncologista, apaixonada pelo que faz. A medicina sempre foi uma certeza na sua vida, e dentro da profissão, escolheu a Oncologia Clínica. Uma carreira desafiadora, que a possibilita ajudar as pessoas, equilibrando sempre as melhores escolhas possíveis da medicina e da ciência, do cuidado, do acolhimento e do ouvir. É hoje uma das principais referências em liderança feminina da medicina na Bahia e no Brasil. Líder nacional da Oncologia Torácica da DASA Oncologia, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, membro da diretoria do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (grupo EVA), além de coordenar o Comitê de Educação do Grupo Brasileiro de Tumores Torácicos (GBOT).
Alana Sales
Baiana de alma e de nascimento. Mulher negra, forte e de voz marcante, aprendeu ao longo da vida a reconhecer a potência de sua presença e a transformar desafios em oportunidades. Sua trajetória foi essencial para moldar a empresária e palestrante que é hoje. Sua experiência à frente da presidência da AJE-Bahia (Associação de Jovens Empreendedores da Bahia) aprofundou sua compreensão sobre o afroempreendedorismo. Cofundadora e CEO da Dumato (empresa de cosméticos naturais e ancestrais, 100% baiana, vegana e sustentável), tem como missão valorizar as nossas raízes e promover a valorização da beleza autêntica, através da Natureza. Sócia da Moderniza, empresa de Consultoria em Negócios Humanizados, das Comunidades Casa Dumato e O Lugar das Pretas, e do Podcast Pod Rodar a Baiana, dedica-se a empoderar mulheres empreendedoras, incentivando-as a se apropriar dos espaços e a criar possibilidades em suas vidas por meio de palestras, mentorias e eventos de impacto.
Andréa Silva
Ela é uma das principais referências do jornalismo da Bahia. Um dos rostos mais populares e respeitados entre os baianos que acompanham diariamente as notícias pela televisão. Reconhecida como a repórter do povo, por seu jeito natural, sensível e cativante de conversar com as pessoas. Ao longo dos seus 31 anos de televisão, 29 deles dedicados ao jornalismo diário da TV Bahia, atuou em diversos momentos como apresentadora. Sua trajetória é marcada por escuta atenta e cuidadosa, em quadros de sucesso, como “Desaparecidos”, “Minha vida no buzu”, e suas inconfundíveis coberturas carnavalescas. Em janeiro deste ano, emocionou todos celebrando, ao lado de Adriana Oliveira, os 30 anos de transmissão da Festa do Nosso Senhor do Bonfim.
Anna Penido
Reconhecida por suas grandes contribuições a políticas públicas pela equidade na educação, a jornalista e educadora baiana, nasceu com a missão de “dar visibilidade e oportunidade aos invisíveis”. Graduou-se em Jornalismo, na Universidade Federal da Bahia, com o propósito de usar a comunicação como ferramenta para revelar uma dura realidade ainda desconhecida por muitos. Sua trajetória é repleta de realizações, potencializadas pela sua visão empreendedora. Idealizou e fundou a CIPÓ- Comunicação Interativa. Coordenou os escritórios de São Paulo e Minas Gerais da UNICEF. Montou o Instituto Inspirare a convite da família Gradin. E contribuiu de forma significativa para a disseminação de inovações educacionais, à reforma do Ensino Médio e à construção da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Atualmente, é diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.
Camila Marinho
Uma baiana de alma e por direito. A relação desta mineira com a Bahia transcende qualquer limite geográfico. Em 2018, recebeu o título de Cidadã Baiana, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. Em 2025, celebra duas décadas de TV Bahia, vivendo e descobrindo nosso estado intensamente. O reconhecimento dos baianos é inegável e reafirmado nas ruas. Por dois anos consecutivos, recebeu o Prêmio Jânio Lopo, conferido pela Câmara Municipal de Salvador. Com passagens na Globo Minas, em Belo Horizonte, e TV Gazeta, de Maceió, chegou à TV Bahia, em julho de 2005, são 23 anos de carreira dedicados a fazer o que ama: contar histórias com um jeito especial, que encanta e cativa os telespectadores baianos e brasileiros.
Carla Akotirene
Uma das principais vozes do feminismo negro, mulher preta, pesquisadora, professora. Autora de livros referenciais nos estudos sobre equidade de gênero e interseccionalidade, essa baiana militante, que cresceu no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, pode ser vista regularmente em atendimento na Unidade de Saúde Pública de Periperi, atuando como Assistente Social concursada do município. Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo e Mestra em Estudos Feministas, pela UFBA, e idealizadora da Opará Saberes (primeiro curso de aprimoramento de candidaturas negras em programas de pós-graduação em universidades públicas) é hoje uma das personalidades negras mais notáveis no Brasil e no mundo; eleita, em 2021, uma das 100 figuras públicas mais influentes dos países de língua portuguesa.
Carolina Barreto (voto popular)
Ela nasceu no dia de Santa Bárbara. A força e determinação de Iansã fazem parte da vida dessa baiana fisioterapeuta pélvica com orgulho, empresária, professora apaixonada pelo que faz. Com muita leveza e descontração, ela consegue falar da saúde íntima feminina, ainda tão carregada de tabus e preconceitos que norteiam a mente das mulheres. Ao longo dos seus 21 anos de carreira, divulga a fisioterapia pélvica como ferramenta essencial para autoestima, confiança e qualidade de vida. Naturalmente engajada com o público e uma verdadeira empreendedora, tem como missão promover autoconhecimento e ajudar cada mulher a entender que saúde íntima é, acima de tudo, um direito.
Edvana Carvalho
Cria da Bahia e do Bando de Teatro Olodum, a atriz Edvana Carvalho parou o país com a icônica personagem Inácia da telenovela Renascer, da Rede Globo, falando sobre as religiões de origem africana. Utilizou a arte da dramaturgia para provocar reflexões. Para ela, esse é o grande propósito do seu ofício, extrapolar o entretenimento, fazendo a arte transformar vidas. A sua trilha se reflete em mais um trabalho que promete ser sucesso, a novela Vale Tudo. A personagem Eunice chega à nova versão com um perfil bem diferente da original, reflexo das mudanças da sociedade. Na faixa etária dos 50+, é independente, cuida do corpo, tem uma vida ativa. Um perfil retratado pela atriz na sua peça solo “Aos 50, quem me aguenta?”. O texto autoral fala sobre etarismo, sexo, ninho vazio, política, entre outras questões que transitam no universo feminino.
Heloísa Brito
Ao sair de Jaguaquara, interior da Bahia, aos 17 anos, para estudar em Salvador, ela não imaginava que seria delegada e se tornaria uma das mulheres mais relevantes da segurança pública no estado e nacionalmente. Seu sonho de infância era ser bailarina clássica e fazer o curso de Dança, na UFBA. Mas, a aspiração dos palcos precisou ser adiada. Cursou a Faculdade de Direito, na UCSAL; e, logo em seguida, foi aprovada no concurso para delegado de polícia, assumindo de uma vez o ofício. Sua carreira ascendeu e suas experiências se multiplicaram. Foi Assessora Técnica do Departamento de Polícia Metropolitana, Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Corregedora-chefe da Polícia Civil, Delegada Geral Adjunta. Ficou à frente da Diretoria da Academia de Polícia, até ser convidada, em 2020, pelo Governo do Estado para o mais alto cargo da Polícia Civil da Bahia. Em mais de 200 anos de história, ela é a primeira mulher na função.
Iolanda Rattmann (Mulher Empreendedora Shopping Barra)
Ela se orgulha em dizer que faz parte da história do Shopping Barra, desde o dia da inauguração, em 1987, quando foi convidada a abrir uma das primeiras lojas, a Shopping Tour. Sua carreira como empresária caminha lado a lado com a consolidação do Shopping como um dos principais do estado. Com amor e perseverança, é um exemplo de mulher corajosa, ousada, empreendedora, mãe e avó. Em tudo que desafiou, rompeu barreiras impostas socialmente, em segmentos com predominância da voz masculina. Sempre foi uma visionária, sendo pioneira na atuação no mercado de câmbio do Brasil. Em 2012, inaugurou a corretora Lúmina, no Shopping Barra, e tornou-se uma referência. Por três vezes, assumiu a vice-presidência da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens, na Bahia; além da presidência da Associação de Lojistas, sendo reconhecida por sua personalidade de liderança.
Luedji Luna
A cantora Luedji Luna, filha de militantes das causas negras, cresceu ambientada na luta, na política e no desejo de revolução. E foi na música que encontrou um instrumento afiado nessa batalha. Sua vivência se refletiu na sua educação e na forma de enxergar o mundo. Vítima de racismo na infância, encontrou na arte uma forma de se expressar e combater o silenciamento, sobretudo da mulher negra. Suas canções mesclam ritmos afro-brasileiros, R&B, jazz e blues, além da MPB, e abordam questões sociais como o preconceito racial e o empoderamento feminino. Em 2021, o álbum Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Imagem: Roberto Abreu.