sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

“SAÚDE MENTAL NÃO É ASSUNTO SOMENTE NO JANEIRO BRANCO”, DEFENDE ESPECIALISTA

João Paulo - 27/01/2025 12:35

Em meio a tantas discussões acerca da saúde mental nas empresas, tem se tornado ainda mais necessária a implementação de uma cultura de saúde mental nas organizações, é o que defende o sócio-fundador da AfroSaúde, que é mestre em Saúde, Meio Ambiente e Trabalho, e doutorando em Medicina e Saúde. Para o especialista, que atua e pesquisa sobre saúde mental, qualidade de vida e trabalho, é preciso pensar além do Janeiro Branco, uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, ocorrida sempre no primeiro mês do ano. A iniciativa busca promover debates, ações educativas e estratégias de prevenção, incentivando indivíduos e organizações a priorizarem o cuidado com o bem-estar emocional, especialmente no início do ano, um período de reflexões e planejamento.

“Estamos em 2025 e as empresas, cada vez mais, se tornam corresponsáveis pela saúde mental dos colaboradores. É uma pauta que é uma base sólida para produtividade, inovação e economia de custos e, por isso, precisa ser tratada durante todo o ano”, defende Lima.

Números preocupantes

Os números relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho são alarmantes. Os afastamentos do trabalho por saúde mental dispararam 20%. Lesões corporais seguem como a principal causa de afastamento, mas transtornos mentais se aproximam da liderança. Os dados são da pesquisa realizada pela It’sSeg Company, corretora de benefícios.

A síndrome de Burnout, que afeta 33 milhões de brasileiros, a partir deste ano, começou a ser classificada como doença ocupacional, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID). Nos últimos dez anos, houve um aumento de 1000% no número de afastamentos do trabalho devido a esse transtorno.

Por outro lado, empresas que priorizam saúde mental observam aumento de produtividade de até 12% e redução significativa de custos relacionados ao absenteísmo, conforme estudos realizados por organizações como a OMS e relatórios de consultorias como a Deloitte e a Gallup, que frequentemente investigam o impacto da saúde mental no ambiente de trabalho.

“Este assunto não é apenas uma tendência no quesito inovação, mas um caminho para transformar as organizações em espaços mais saudáveis. Com a saúde mental, é possível unir o melhor da tecnologia e do humano para promover um cuidado com mais qualidade”, completa Arthur.

Arthur Lima será o palestrante no webinar gratuito “Janeiro é só o começo: Construindo uma cultura de saúde mental para o ano inteiro na sua empresa”, promovido pela AfroSaúde, no dia 29 de janeiro (quarta-feira), às 19h. O evento é voltado para fundadores de startups e PME, gestores de empresas de pequeno, médio e grande porte, profissionais de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional, líderes de equipe, consultores de saúde e segurança no trabalho e empreendedores preocupados interessados em promover ambientes organizacionais saudáveis

“Independente do porte da sua organização, a saúde mental dos colaboradores deve ser um compromisso constante”, afirma Arthur Lima.

Estará na pauta do evento as novas exigências da NR-1 para 2025 e como se adequar às regulamentações; estratégias práticas e escaláveis para promover a saúde mental ao longo de todo o ano e tendências inovadoras para 2025, incluindo o uso de tecnologia e ferramentas para potencializar o cuidado no ambiente de trabalho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.