segunda, 27 de janeiro de 2025
Euro 6.3092 Dólar 5.9482

BAHIA ENCARA O PORTO E BUSCA RECUPERAÇÃO NO CAMPEONATO BAIANO

João Paulo - 26/01/2025 07:59 - Atualizado 26/01/2025

Depois de estrear na temporada com uma goleada de 4×0 sobre o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, o time principal do Bahia busca agora a recuperação no Campeonato Baiano. Neste domingo (26), o tricolor recebe o Porto, às 16h, na Fonte Nova, pela 4ª rodada da competição estadual.

O Esquadrão ainda busca o primeiro triunfo no Campeonato Baiano. Por conta da pré-temporada em Girona, na Espanha, o clube azul, vermelho e branco foi representado por um time alternativo nos primeiros três jogos e não se saiu bem.

O Bahia inicia a rodada na 8ª colocação, com apenas dois pontos em nove disputados. Por isso, o elenco principal sabe que não pode vacilar ou correrá o risco de ficar distante da zona de classificação para o mata-mata. O triunfo elástico sobre o Sampaio Corrêa empolgou os tricolores e rendeu elogios do técnico Rogério Ceni, mas o treinador lembrou que a equipe ainda está no início do trabalho e buscando a sua melhor forma física e tática.

Diante do Porto, Rogério vai rodar o elenco. Segundo ele, a ideia é aproveitar os primeiros jogos do ano para dar minutagem para todos os jogadores do elenco.

“Uma das maneiras de preparar é tendo um jogo por semana. Tem que ter descanso, bastante trocas para alongar a pré-temporada. Chegar num momento que vamos definir para alguns jogos. Mas por enquanto vamos continuar rodando jogadores. Clássico antes, depois jogo contra o The Strongest que vale a temporada. Jogos de ida e volta com características distintas. Trabalhar bem, contar com jogadores que estão fora, ter o máximo de condição física melhorada sem ser afetado por lesões na sequência dos jogos. O fato de jogar, mesclar, é importante que cada um ganhe condicionamento físico”, explicou o professor. Ceni não confirmou a escalação que iniciará a partida, mas a tendência é a de jogadores que foram titulares no ano passado, como Cauly, Everton Ribeiro e Jean, apareçam na relação inicial.

Outra mudança deve acontecer no gol. Contra o Sampaio, Danilo Fernandes foi o escolhido do treinador. Agora, Marcos Felipe ganhará chance. O Esquadrão tem ainda Dênis Júnior e o jovem Gabriel como opções para o setor. O Bahia conta ainda com quatro jogadores no departamento médico. O zagueiro Gabriel Xavier, o lateral direito Arias e o meia Michel Araújo estão machucados. Já o lateral esquerdo Iago Borduchi ainda se recupera de uma lesão que sofreu na reta final do Brasileirão. Ele está na fase de transição para o campo.

“Difícil ajustar com alguns jogadores em poucos treinos. Vamos ter que girar jogadores, em poucas horas jogaremos e não podemos perder mais gente por lesões. Perdemos alguns jogadores no fim da pré-temporada, lesionados, temos que cuidar agora”, completou Ceni.

Inédito

Essa será a primeira vez que Bahia e Porto vão se enfrentar na história. Fundado em Porto Seguro, a agremiação saiu do amadorismo no ano passado e, logo de cara, conquistou o acesso à elite do futebol baiano. Com o apoio de empresários de Porto Seguro, o Porto segue o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e possui um projeto ambicioso de alcançar vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.

Na sua estreia no Baianão, o time do extremo-sul faz uma campanha consistente e inicia a rodada na vice-liderança, com cinco pontos. O time ainda não perdeu na competição e vem de dois empates contra Colo-Colo e Atlético de Alagoinhas, respectivamente. A Caravela tem no comando técnico o ex-jogador Sandro Duarte, que fez parte do time do Cruzeiro campeão mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2003.

 

Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.