sábado, 25 de janeiro de 2025
Euro 6.2304 Dólar 5.9706

REDE DROGASIL QUER ATUAR COMO PRONTO SOCORRO

Redação - 24/01/2025 18:39

Maior rede de farmácias do país, a Raia Drogasil (RD) mantém conversas com planos de saúde para fechar parcerias envolvendo um atendimento inicial nas unidades da rede, de forma a desafogar o pronto-socorro dos hospitais.

O CEO da companhia, Renato Raduan, trabalha nesse sentido. O programa reforçaria a rede e respeitaria critérios éticos e legais no atendimento, mas envolve certa resistência dos planos.

“Pronto-socorro é um inferno. Um dos pesadelos é que a pessoa espirrou e vai para o pronto-socorro, que é caríssimo. E 80% das entradas são casos de baixa complexidade, como dor de garganta, espirro, gripe, resfriado”, disse ele.

Raduan ainda disse que o grupo deve montar um programa junto às empresas para ir além dos planos de desconto em medicamentos, e focado no acompanhamento da saúde de funcionários das empresas.

“ A farmácia passou a poder vender vacinas em 2019. Depois, com a Covid, foram liberados os testes rápidos. Os órgãos reguladores enxergaram o papel que a farmácia pode ter como agente de saúde. E o sistema de saúde está bastante prejudicado. Não para de pé, a conta, não fecha. O Brasil tem 90 mil farmácias. Estamos a cinco minutos de mais 100 milhões de brasileiros. A gente tem todos os ativos para ajudar a desafogar o sistema de saúde e fazer um primeiro atendimento”, disse ele em entrevista ao jornal Valor.

Raduan citou o custo do pronto-socorro. “Pronto-socorro é um inferno. Um dos pesadelos é que a pessoa espirra e vai para o pronto-socorro, que é caríssimo. A gente tem todas as estatísticas de alguns hospitais: 80% das entradas são casos de baixa complexidade. Estamos falando com com os planos de saúde.

Segundo ele, os planos acabam tendo receio porque ao facilitar tanto o acesso, mais gente vai para uma farmácia do que irá para o pronto-socorro, mas por outro lado reduziria o custo deles.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.