Imagine que você trabalha em uma multinacional e foi convidado para um treinamento de ética e compliance. Você chega no auditório no horário combinado esperando um palestrante, mas encontra um comediante que, pelas próximas duas horas te faz rir, contando situações que você vive ou viverá algum dia na sua rotina. Em vez de uma palestra um stand up comedy com uma pitada de ted talk. Esse é o edutainment, uma forma de envelopar conteúdos complexos de maneira que o público aprenda sem parecer que precisou estudar.
“Nós já fizemos uma radionovela com uma enfermeira que aprendia cuidados paliativos e refletia sobre os dilemas da especialidade para sensibilizar e ensinar profissionais em todo o país, já criamos um podcast chamado rádio gerência que ajudava líderes na construção de suas carreiras e já desenvolvemos vídeos interativos em que cada escolha do aluno leva para uma experiência diferente”, afirma Eduardo Mitelman, CEO da DNA Conteúdo Digital, consultoria estratégica e especializada em soluções educacionais.
“O edutainment não tem um formato específico, tudo depende do desafio que precisa ser superado pela organização e de quem é o público alvo. Com base nisso, uma equipe multidisciplinar – que inclui diretores de cinema, designers instrucionais e especialistas em storytelling – analisa a situação e desenha uma solução sob medida, seja ela online ou presencial”, complementa Mitelman.
Entre seus benefícios estão maior capacidade de atrair e manter a atenção dos alunos, melhoria na retenção de informações e aumento do engajamento durante treinamentos.
A cartela de clientes da empresa, que aplica a metodologia há seis anos, engloba Azul Linhas Aéreas, Heineken, Grupo Boticário e Sicoob. Com formatos inovadores para trabalhar de temas técnicos a soft skills, como treinamentos em stand-up e webséries educativas, a DNA Conteúdo Digital já impactou milhares de profissionais, registrando engajamentos de até 78% em trilhas de liderança.
Com planos de expansão, a DNA Conteúdo Digital busca consolidar sua posição como referência em educação corporativa no país. “Queremos auxiliar as empresas a transformar seus colaboradores em profissionais de alto desempenho, contribuindo para a competitividade do mercado”, finaliza Mitelman.
Sobre a DNA Conteúdo Digital
A DNA Conteúdo é uma consultoria estratégica e especializada em soluções educacionais digitais, presenciais e híbridas para grandes empresas, situada na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Combinando storytelling, design instrucional e formatos criativos, a empresa destaca-se no mercado pela aplicação do edutainment, metodologia que combina entretenimento e educação, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente, e prazeroso.