A Bahia terá dois novos importantes centros de triagem para proteção de animais silvestres e marinhos. Eles serão instalados em Ilhéus.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Sul e o Centro de Triagem de Animais Marinhos (CETAM) fazem parte das ações do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) do Porto Sul. O documento foi firmado em 2019 entre o Estado da Bahia, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, e a Bahia Mineração (BAMIN).
Os CETAS, geridos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), são equipamentos públicos fundamentais no cuidado e na recuperação das espécies silvestres, nessa modalidade já existem duas unidades em funcionamento; Salvador e Cruz das Almas, e um terceiro em fase final de construção em Barreiras, no Oeste do Estado.
O CETAM será pioneiro no Nordeste com dedicação exclusiva à fauna marinha, com foco no atendimento a baleias-jubarte, tartarugas-marinhas e boto-cinza. Os Centros de Triagem, que atuarão no manejo, desde o resgate até a reabilitação e reintrodução na natureza, tem previsão para iniciar as obras no segundo semestre deste ano.
Foto: Divulgação