Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

MOSTRA CINEAFRO: JOVENS NEGROS EXIBEM CURTAS PRODUZIDOS COM APOIO DE R$ 5 MIL

Matheus Souza - 22/01/2025 14:47

No dia 30 de janeiro, o Teatro Sesi Casa Branca se transformará em uma verdadeira sala de cinema inclusiva, diversa e representativa com a *Mostra CineAfro: Narrativas em Movimento+. O evento, gratuito, acontecerá das 13h30 às 19h e exibirá 14 curtas-metragens produzidos por cinco profissionais do audiovisual brasileiro e nove jovens negros e indígenas de Salvador que estão dando seus primeiros passos na sétima arte. Além das exibições, o público também poderá participar de rodas de conversa com os diretores dos filmes e aproveitar um show de encerramento com o cantor e compositor baiano Zéu Lobo.

A Mostra CineAfro marca a última etapa do Cinerê – Circuito de Produção Audiovisual para Novos Cineastas Negros, projeto idealizado pela Pé de Erê Produções, uma produtora independente e multicultural baiana. O Cinerê visa promover e ampliar o alcance de cineastas negros soteropolitanos por meio da capacitação técnica, produção e difusão de obras audiovisuais.

Com interpretação em Libras, a Mostra contará com três sessões. Ao final de cada sessão, haverá um bate-papo com diretores dos filmes. Entre eles, está Dário Barreto, jovem contemplado pelo projeto responsável pelo curta DinoAnimais, uma animação que narra a história de três amigos que se transformam em dinossauros super-heróis para ajudar crianças a enfrentarem problemas do dia a dia.

“A ideia foi usar algo que crianças acham divertido. A animação tem o poder de entreter enquanto transmite ensinamentos importantes sobre perseverança, trabalho em equipe e a importância de nunca desistir, mesmo diante das dificuldades”, explica Dario.

Da periferia para as telas+ – A primeira etapa do Circuito, chamada +Laboratório Cinerê, realizou uma seleção pública para jovens dos bairros Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, Brotas e Mussurunga. Dez jovens foram escolhidos e receberam o valor de R$5.000 para desenvolver seus curtas. Segundo Rafa Martins, idealizador do projeto, “além de impulsionar o acesso de jovens periféricos ao audiovisual, o Cinerê também fomenta a produção de obras de baixo custo”.

Além dos dez selecionados, o Laboratório envolveu mais 135 jovens em seis atividades de capacitação realizadas em julho de 2024. Foram sete dias de oficinas e três de workshops sobre Roteiro, Direção Audiovisual, Direção de Fotografia, Produção, Edição e Montagem de Filme, e Preparação e Direção de Elenco, ministrados por cineastas renomados como Ana do Carmo, Rogério Sagui e Heraldo de Deus.

Inspirando novas gerações – Após as oficinas, os jovens participaram da segunda etapa do projeto, onde receberam mentoria de profissionais da área como Rafa Martins, Mirian Fonseca, Luan Santos, Rogério Sagui e Mateus Anjos. Nessa etapa, além de desenvolverem suas obras audiovisuais, os jovens contaram com acompanhamento em todas as fases de produção, desde o roteiro até a pós-produção.

No total, 214 pessoas participaram diretamente da produção dos curtas-metragens, além de 32 integrantes da equipe do projeto. A jovem cineasta indígena Mamirawá, que produziu o curta de drama YMBURANA, destacou: “O Cinerê foi uma grande oportunidade de fortalecimento da minha carreira, a partir do incentivo e do contato com profissionais da área”.

Em novembro, a última etapa do projeto levou os curtas para estudantes do ensino fundamental e médio de três escolas estaduais em Mussurunga, Cajazeiras e Brotas. Em cada uma delas, os jovens também ministraram os workshops “Mobigráfia: a formação da identidade no processo criativo”, “Como produzir um curta: Passo a Passo” e “Produzindo Animação com Ferramentas Acessíveis”.

 

Foto: Amanda Chung

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.