Salvador tem se tornado um destino ainda mais atrativo neste verão e, nessa época do ano, soteropolitanos e turistas estão aproveitando os equipamentos culturais oferecidos pela Prefeitura, que possuem espaços ricos em história, arte e cultura. Diversos desses locais têm recebido grande público, especialmente durante as quartas-feiras, quando a entrada é gratuita em vários desses espaços.
A Casa do Carnaval da Bahia (@casadocarnavaldabahia), localizada no Pelourinho, é um deles, e tem atraído muitos visitantes com sua proposta interativa. O espaço, que ocupa quatro pavimentos, conta a história da folia baiana por meio de maquetes, fotos, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, além de exibir vídeos e realizar projeções que ajudam o visitante a entender a evolução da festa.
“Acho que essa iniciativa dos museus abertos às quartas-feiras é excelente para a divulgação da cultura e para estimular as pessoas, tanto quem mora aqui quanto quem está visitando a cidade, a conhecerem a nossa história. Muitas pessoas moram em Salvador, mas não conhecem a verdadeira história da cidade. Então, é uma excelente oportunidade”, declarou Maria Lúcia Santana, moradora do bairro de Cajazeiras, que fazia um “tour” pela capital baiana nesta quarta-feira (22).
Cidade da Música – Outro ponto de destaque é a Cidade da Música da Bahia (@cidadedamusicadabahia), situada no Comércio, que também abre suas portas para o público sem custos às quartas-feiras. O local, além de ser um importante centro cultural, oferece exposições e atividades musicais.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS