Alguns dos principais pontos turísticos do litoral norte da Bahia, como Praia do Forte, Imbassaí, Guarajuba e muitos outros, enfrentaram um grave problema de falta de água nas festas de virada do ano. Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o presidente Wilson Spagnol, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia – ABIH-BA, afirmou que a falta de água que ocorreu no litoral norte da Bahia no período de final de ano prejudicou muito o turismo da região. Wilson pede que a Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento. justifique e tome medidas urgentes sobre o fato.
“Algumas localidades reportaram diversos dias e episódios sucessivos de falta de abastecimento, o que afetou gravemente a operações de muitos hotéis e pousadas, prejudicando o turismo no período mais nobre do ano para o setor. É imprescindível que a Embasa se justifique sobre os graves problemas ocorridos e que tome medidas urgentes que garantam o abastecimento ininterrupto durante o verão, em especial com a correta previsão de aumento de demanda durante a virada do ano e o carnaval, cuja sazonalidade e aumento do consumo é notório”, disse. Veja aqui a entrevista completa
Resposta da empresa – Em nota enviada a imprensa a Embasa justificou o corrido com ações de vandalismo. Veja a Nota:
“Por causa de uma ação de vandalismo com furtos de cabos na captação, o sistema Pojuca que atende as praias do Litoral Norte na área de Camaçari e Mata do São João foi interrompido na madrugada de ontem (2). As equipes trabalharam durante a madrugada e o sistema voltou a operar no início da tarde desta quinta-feira (2).
No entanto, diante da população de turistas e residentes temporários, que triplica nesta época do ano, a parada do sistema durante cerca de 10 horas reduziu drasticamente a oferta de água pela rede distribuidora aos imóveis da área, que vem sendo complementado com a distribuição de água por meio de caminhões-pipa.
Localidades do Litoral Norte: Camaçari: Barra do Pojuca e Mata de São João: Praia do Forte, Imbassaí, Malhadas, Campinas de Malhadas e Açu da Torre.”
Foto: Divulgação