Segundo uma nova pesquisa do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, 3 em cada 5 profissionais brasileiros planejam buscar um novo emprego em 2025. No entanto, o estudo também revelou que mais da metade dos(as) entrevistados(as) considera que a busca por oportunidades ficou mais difícil no último ano, com 40% afirmando que os requisitos anunciados pelas empresas costumam ser irreais para as vagas oferecidas. Ao mesmo tempo, 72% dos(as) profissionais de RH percebem que o mercado está se tornando cada vez mais desafiador, destacando a necessidade de novas abordagens tanto para candidatos quanto para organizações neste ano.
Em 2025, a busca por novas oportunidades varia consideravelmente entre as gerações. Segundo a pesquisa, a Geração Z lidera as intenções de procurar um novo emprego, com 68% planejando iniciar essa jornada. Os Millennials seguem de perto, com 65% também considerando a mudança, enquanto 51% da Geração X e 41% dos Boomers têm a mesma intenção.
Apesar da motivação para buscar novas oportunidades de trabalho entre todas as faixas etárias, 62% dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) acreditam que os(as) profissionais de RH, em geral, não fornecem respostas sobre o processo seletivo. Como resultado, 42% adotam a estratégia de se inscrever em um maior número de vagas, tratando suas candidaturas como um “jogo de probabilidade”. Esse comportamento aumenta os desafios para os(as) contratantes: 35% dos(as) profissionais de RH gastam entre 3 e 5 horas por dia analisando candidaturas, enquanto 81% afirmam que menos da metade das aplicações recebidas atende aos critérios das vagas.
Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África, este cenário resulta em frustração para ambos os lados. “Enquanto os candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar oportunidades, os recrutadores precisam lidar com um aumento de candidaturas que não são qualificadas. Precisamos ajudar as pessoas a serem mais estratégicas em como contratam e são contratadas. Inclusive, na forma que anunciamos uma vaga, já que de 36% dos(as) profissionais relatam dificuldade até na hora de avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações – número que sobe para 42% entre a Geração Z”.
A pesquisa revelou, porém, que 17% dos(as) candidatos(as) não avaliam de forma alguma se suas habilidades são compatíveis com a vaga, enquanto 26% dedicam menos de 10 minutos a essa análise. Esse comportamento pode estar relacionado à percepção de 85% dos respondentes de que uma boa indicação tem mais peso do que qualificações ou habilidades.
“Os candidatos precisam descobrir novas formas para se destacar e adaptar suas abordagens para serem mais claros e objetivos, enquanto os recrutadores devem melhorar a comunicação durante os processos seletivos para reduzir incertezas e engajar talentos de forma mais eficiente. Além disso, os dados mostram a importância de cultivar boas relações profissionais, que podem abrir portas”, reforça Beck.
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