O município de Caturama recebeu, neste domingo (19), uma unidade de beneficiamento de leite e derivados, toda equipada, no distrito de Fazenda Jacaré, que traz a marca Laticínio Vale do Rio e tem capacidade de produção de cinco mil litros de leite por dia. O investimento para a implantação da unidade foi de R$ 1,5 milhão do Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O presidente da Associação da Comunidade de Marota e Adjacências, Gildásio Batista, ressaltou o quanto esse laticínio, que já está com os produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e com o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar, vai contribuir para o crescimento das famílias produtoras. “Vai melhorar demais as condições financeiras dos nossos produtores de leite. Agora, a gente beneficia o leite, o queijo, o iogurte, a manteiga. O impacto é enorme para as famílias. Nós agora temos capacidade de produzir até cinco mil litros por dia e a gente sabe que tem lugar para distribuir o nosso leite”, comemorou.
Os novos equipamentos irão permitir a modernização da pasteurização do leite e viabilizar a comercialização da produção oriunda de 35 famílias. Os produtos também serão direcionados ao programa Fome Zero, executado a partir de parceria entre o Estado e o Governo Federal.
A inauguração do laticínio aconteceu durante visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que anunciou, também, melhorias em estradas do município, o que irá viabilizar o escoamento da produção de leite para a macrorregião.
Ainda foi anunciado que cerca de 40 comunidades rurais serão beneficiadas com outra obra de infraestrutura, que visa melhorar a qualidade da água na zona rural de Caturama: a limpeza de lagoas e aguadas do município. A SDR, por meio da CAR, ainda foi autorizada a dar início à elaboração de um projeto para a construção de pontes e passagens molhadas no distrito Riachão dos Novatos.
Com informações da Secom/BA
Fotos: Gilson Barbosa