O projeto Judô Transforma, realizado pelo Instituto Maicon França, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Statkraft, segue promovendo disciplina, saúde e inclusão por meio do esporte nas cidades de Uibaí, Ibipeba e Brotas de Macaúbas. Com aulas regulares duas vezes por semana, o programa envolve crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, proporcionando aprendizado técnico no tatame e desenvolvimento de valores fundamentais.
Até o momento, o projeto conta com 224 crianças ativas, sendo elas 77 em Uibaí, 73 em Ibipeba e 74 em Brotas de Macaúbas. Além disso, já entregou 218 kimonos aos participantes, garantindo que todos disponham dos materiais necessários para treinar com segurança e conforto.
O projeto faz parte das frentes de atuação social do Complexo Santa Eugênia, que têm compromisso de longo prazo com a região de Uibaí e Ibipeba. Além do esporte, o Complexo desenvolve iniciativas em educação e cultura, como o Circo Ambiental e o projeto Visão, Inclusão e Educação, reforçando que a geração de energia limpa e sustentável pode contribuir diretamente para o desenvolvimento social e comunitário.
Por meio desses projetos, crianças e adolescentes têm acesso a atividades que estimulam saúde, disciplina, integração social e consciência ambiental, enquanto suas famílias e a comunidade local acompanham o impacto positivo dessas iniciativas. O Judô Transforma é um exemplo de como esporte, educação e investimento social podem caminhar juntos, promovendo oportunidades, inclusão e fortalecimento das comunidades atendidas pelo Complexo Santa Eugênia.