A 19ª Gincana do Colégio Portinari foi marcada pelo incentivo à prática de ações solidárias e sustentáveis no ambiente escolar. Organizada pela Gang Entretenimento, a iniciativa, composta por três equipes de alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos na última quinta-feira (13). Ao todo, 530 pessoas participaram da ação, doando donativos que serão destinados a projetos sociais em Salvador e Região Metropolitana.
Os itens arrecadados no evento incluem 120 latas de leite em pó, 120 quilos de feijão, 120 quilos de arroz, 120 pacotes de macarrão e 120 pacotes de café. Além dos alimentos, foram doados mais de mil itens de higiene pessoal e de uso doméstico, como sabonetes, pastas e escovas de dentes, esponjas, rodos, baldes, vassouras, desinfetante, água sanitária, entre outros. A entrega das doações foi realizada no Colégio Portinari.
Dentre as instituições beneficiadas está o Projeto Instituto Vida Adiante, uma organização dedicada a apoiar jovens que tenham deixado serviço de acolhimento, oferecendo-lhes suporte integral para uma transição bem-sucedida e uma vida independente. A Fundação José Silveira também será beneficiada com a entrega dos donativos. Dedicada aos serviços e ações voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, a FJS desenvolve um trabalho de mais de 80 anos na capital baiana.
A ONG ProPretas, projeto criado por quatro moradoras da comunidade de Narandiba, é a terceira contemplada na gincana. A iniciativa visa à melhoria da condição de vida das pessoas atendidas pela ONG, minimizando os impactos causados pela desigualdade social por meio de atividades socioeducativas.
Além de incentivar a doação de alimentos, a gincana também incentivou os participantes a doar sangue para os hemocentros de todo o país. Estudantes, familiares e amigos puderam executar a tarefa de qualquer região do Brasil, desde que cumprissem as normas de pontuação da gincana: uma doação feita durante o prazo de realização do evento e que demonstrasse a ligação com as equipes. Ao todo, foram 52 doações de sangue e três doações de plaquetas.
Aleci Silva, diretor do Colégio Portinari, enfatiza que iniciativas como esta são essenciais para a promoção de ações que desenvolvam o espírito de solidariedade. “Por meio da gincana, podemos colaborar com instituições que têm desempenhado um excelente trabalho social na Bahia. Além disso, o nosso objetivo é estimular o espírito competitivo dos nossos estudantes de forma saudável, encorajando que esses jovens e seus familiares possam estender essas iniciativas para além do ambiente escolar”, pontua.
Crédito das imagens: Divulgação/Colégio Portinari