Com o verão chegando, Salvador se torna ainda mais vibrante, com vasta variedade de praias que atraem moradores e turistas em busca de sol, mar e diversão. O Jornal A Tarde fez um levantamento com as opções de praias que atendem a todos os gostos, a cidade oferece desde praias agitadas, ideais para quem gosta de movimento e socialização, até recantos tranquilos para quem prefere sossego e paisagens paradisíacas.
Confira oito praias para curtir o verão em Salvador:
- Praia do Porto da Barra – Um dos destinos mais famosos da capital baiana, a praia do Porto da Barra conquista pelas águas calmas e cristalinas que formam piscinas naturais. Na ponta direita, é marcada pelo Forte de São Diogo e na ponta esquerda, o destaque é o Forte de Santa Maria. O local conta com ambulantes no final da faixa de areia, onde ofertam, petiscos, bebidas, sombreiros, cadeiras de praia, além de equipamentos esportivos, como SUP, caiaque e bolas de praia inflável. A faixa de areia é pequena, mas suficiente para relaxar e também ver o lindo por do sol que acontece no mar.
- Praia da Gamboa de Baixo – Localizada na região do bairro da Gamboa, a Praia da Gamboa de Baixo é um destino ainda pouco explorado por turistas, mas bastante visitado por soteropolitanos. Com suas águas calmas e um píer com uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, a praia é ideal para quem busca fugir da agitação das praias mais turísticas da cidade e quer ter um contato mais próximo com a cultura local. Existem duas formas para chegar à Gamboa: de barco ou a pé pela Rua dos Ingleses. Para pegar o barco, é necessário chegar na praia do Solar do Unhão, descendo pela lateral do Museu de Arte Moderna (MAM), onde vai encontrar moradores oferecendo o passeio por R$ 10.
- Praia de São Tomé de Paripe – Com uma beleza natural charmosa e mais frequentada por locais, a Praia de São Tomé de Paripe ganha destaque no Subúrbio Ferroviário de Salvador com vista para a Base Naval de Aratu. Com uma vasta faixa de areia e águas tranquilas, o mar raso é ideal para quem não sabe nadar, para crianças e também para os praticantes de esportes náuticos, como windsurf, esqui aquático e caiaque. Toda a praia é cercada de bares com bebidas e opções culinárias típicas de pescaria.
- Praia da Boa Viagem – A Praia da Boa Viagem, localizada na orla da Cidade Baixa, é banhada pelas águas verdes, tranquilas e cristalinas da Baía de Todos os Santos. Possui aproximadamente 2,5 km de extensão, mas o trecho entre o Forte Monte Serrat e a Igreja da Boa Viagem é o mais bonito e mais qualificado da praia em termos de segurança e infraestrutura. A principal característica da praia é o longo banco de recifes de corais que acompanham toda a sua extensão, proporcionando águas mansas e coloridas, ideais para banhos relaxantes e práticas de esportes náuticos, como remo, vela e mergulho com snorkel. Toda a praia é cercada de bares com bebidas e opções culinárias típicas de pescaria.
- Praia de Piatã – A Praia de Piatã fica bem próxima à Praia de Itapuã e, do outro lado, faz divisa com a Praia de Jaguaribe. Com uma orla extensa que foi reformada em 2015, a região conta com um paisagismo com recomposição da área de restinga, que foi ampliada com o recuo da área pavimentada, além da área para eventos com espaço para instalação de palco. Além disso, a orla também conta com parque infantil, equipamentos para ginástica, ciclovia e estrutura com edificação de apoio para as atividades dos pescadores. A praia é ideal para famílias, com uma área nas pedras que formam pequenas piscinas naturais e barracas na orla com diversas opções para comer e beber.
- Praia do Flamengo – Localizada na divisa com Lauro de Freitas, a Praia do Flamengo oferece uma ótima opção para quem deseja um bom banho de mar sem a agitação das praias turísticas como Porto da Barra e Farol da Barra. Frequentada principalmente por jovens e desportistas, a praia é conhecida como a “praia da azaração”, mas também atrai famílias em busca de lazer e descanso. A região abriga barracas de praia famosas, como o Pipa Beach Club e o Lôro Praia do Flamengo, com jeito de beach club e repletas de serviços, oferecem ótima infraestrutura para passar o dia diante do mar. A praia, rodeada por coqueiros, possui areia fininha e águas que formam piscinas naturais na maré baixa, sendo também um ótimo local para surfistas nas grandes ondas da maré alta.
- Praia da Poesia (Itapuã) – Cercado pela orla de coqueiros e areia fina das dunas, o bairro de Itapuã tem grandes encantos e um deles é a Praia da Poesia, localizada na Rua da Poesia. Situada ao norte da cidade, Itapuã está fora da Baía de Todos os Santos e é banhada pelo oceano Atlântico com água esmeralda. O local tem uma boa extensão de areia, um por do sol de tirar o fôlego e ondas mais tranquilas comparadas a outras da região. As barracas locais oferecem cadeiras e sombreiros gratuitos, com custo apenas para consumo.
- Praia do MAM – A Praia do MAM é um pequeno e agradável refúgio urbano, ideal para quem busca um espaço tranquilo em meio à agitação da cidade. O local também oferece um cenário deslumbrante com vista para a Baía de Todos-os-Santos, além de águas calmas e uma faixa de areia que convida ao descanso. Na praia, é possível encontrar opções para consumo, sombreiros e cadeiras para um melhor conforto na praia. Situada ao lado do Museu de Arte da Bahia (MAM), a acesso à praia acontece somente por barcos, os mesmos oferecidos na Praia do Solar do Unhão para chegar na Praia da Gamboa.
Foto: Foto: Reprodução | Lív Argolo | Salvadordabahia