O governo prevê leiloar 50 aeroportos regionais no Nordeste e Amazônia Legal, movimentando cerca de R$ 3,4 bilhões em investimentos na primeira fase do programa AmpliAR. A previsão é que o edital seja lançado entre março e abril, com os primeiros contratos assinados ainda no primeiro semestre de 2025.
Três desses aeroportos são na Bahia: Lençóis, Paulo Afonso e Guanambi. As informações são do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (16). O objetivo é sanar o déficit de infraestrutura nesses locais, assim como estimular a aviação comercial em alguns desses municípios.
O programa inclui pistas de administração municipal ou estadual, localizadas em municípios como Balsas (MA), Rorainópolis (RR) e Oiapoque (AP). Segundo o ministro, algumas concessionárias já demonstraram interesse em administrar os aeroportos e estão realizando visitas técnicas.
O portal g1 apurou que a Aena, GRU (que administra Guarulhos) e RIOgaleão (que opera o Galeão, no Rio de Janeiro) estão entre as empresas.