Os auxílios de permanência estudantil pagos para estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) não estão sendo pagos. Os valores, que são destinados a estudantes em vulnerabilidade social, devem ser pagos até o 10º dia útil do mês. Porém, a previsão da universidade é que as bolsas só comecem a ser pagas a partir do dia 21 de janeiro (próxima terça-feira).
Em um comunicado enviado aos alunos, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) justifica que os atrasos são consequência do orçamento restrito da universidade. “No início de cada exercício, até a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Ministério da Educação (MEC) autoriza apenas uma fração (1/12 ou 1/8) do orçamento geral previsto, o que pode causar atrasos no pagamento de auxílios e bolsas, visto que os recursos disponibilizados muitas vezes são insuficientes para atender a todos os beneficiários”, explica.
Ainda de acordo com a nota enviada na terça-feira (14), a Ufba aguarda a liberação do crédito financeiro após liquidação pela Coordenação de Contabilidade e Finanças. Os pagamentos dos auxílios de janeiro costumam ser realizados no final de dezembro, uma vez que os alunos estão de férias no primeiro mês do ano. Segundo a Ufba, essa prática só era realizada quando havia orçamento suficiente, o que não aconteceu neste ano.
Crédito: Reprodução/Ufba