Quando o assunto é saúde bucal, o chocolate costuma ser apontado como um dos grandes vilões. Mas, será que isso é verdade? O cirurgião-dentista Leonardo Carvalho explica que a resposta é relativa. “O chocolate pode, sim, ser consumido sem grandes riscos à saúde dos dentes. Depende do tipo, da frequência e, principalmente, dos hábitos de higiene bucal do consumidor”, garante.
O especialista conta que o maior risco do chocolate está na quantidade de açúcar, ingrediente que alimenta bactérias presentes na boca e, consequentemente, acaba favorecendo o surgimento de cáries. “Quando o açúcar entra em contato com as bactérias, ocorre a produção de ácidos que corroem o esmalte dentário. Com o tempo, isso pode levar à formação de cáries”, explica.
Com relação ao tipo de chocolate, o diretor da Clínica Tavares, Leonardo Carvalho, informa que o amargo (acima de 70%) é o menos prejudicial. “Além de conter menos açúcar, possui mais cacau – fruto que contém flavonoides, que são substâncias que possuem propriedades antibacterianas e antioxidantes”, ressalta o dentista, enfatizando que, apesar dos benefícios, nada substitui a escovação.
Comeu chocolate? Atenção aos cuidados!
A recomendação do dentista é evitar o consumo frequente ao longo do dia. “Comer chocolate amargo uma única vez ao dia e, de preferência, após as refeições principais, reduz os riscos à saúde bucal. Além disso, a orientação é escovar os dentes após 30 minutos do consumo de doce, tempo necessário para que o pH da boca se estabilize”, recomenda.
A escovação deve ser feita com creme dental com flúor e sempre acompanhada do uso de fio dental, sem esquecer de higienizar a língua também. Por último, mas não menos importante, é fundamental a ida a cada seis meses ao consultório odontológico.
Mais informações à imprensa:
Atendimento: Catharine Matos (74) 9 9139-6043;
Coordenador Executivo: Sílvio César Tudela (71) 9 9122-9222;
Diretora Executiva: Cristina Barude
www.lumecomunicacao.com.br
Freepik